domingo, 7 de junho de 2009

Algumas Considerações Sobre Educação - Toque de Recolher

Essa semana eu estive conversando com meus alunos da 8a A, na EMEF. Joaquim Mendonça, Em Orindiúva, Estado de São Paulo, Escola onde eu leciono, ou melhor, tento lecionar e, dentro do meu laboratório de Informática comentei com eles sobre o assassinato de duas jovens, em uma cidade de nome que não me lembro agora, mas que também não importa, o crime por si só já é suficente para nosso espanto, onde quer que seja, e disse que eu estava chateado, porque a alguns dias atrás algumas "mães" de alunos foram à Escola reclamar para a diretora que eu estava conversando demais com os alunos, que eu era professor de Informática e devia me limitar a isso, e que eu comentava com meus alunos sobre assuntos que nem eles tinham coragem de comentar. Em uma ocasião atentei as crianças para que elas tomassem cuidado com seu comportamento, porque uma hora dessas uma delas seria encontrada em um canavial desses com a boca "cheia de formiga". Riso. Inacreditável. Se eles comentassem não havia necessidade de eu comentar. Aliás, se os pais conversassem mais com seus filhos, os bons professores (dos quais eu não me enquadro) NÃO ESTARIAM TÃO SOBRECARREGADOS, e se limitariam apenas às suas aulas.

Esse justamente é o problema. Nesse nosso pequeno "debate" em sala de aula, eu defendi juntamente com a maior partes dos alunos minha posição sobre o "TOQUE DE RECOLHER". Para quem ainda não tem informações concretas sobre o assunto, o toque de recolher virou febre em algumas cidades no interior do Estado de São Paulo (não tive informações dos outros), e as crianças são obrigadas a "se recolher" nos horários determinados pela "justiça".
Sou contra pelos seguintes fatores:
- Para quem ainda não sabe, cidade de interior praticamente não tem o que fazer. É de casa para a Escola, da Escola para a casa. Final de semana é a mesma chatice: ficar sentadinho no banco da praça conversando com os amigos e falando mal da vida de quem passa (não se assuste, um dia você também já fez isso). Quando acontece um "aborto da natureza" e tem algum evento na cidade ou nas cidades vizinhas, o pessoal fica todo alvoraçado. Comenta a semana inteira e, normalmente, a maioria vai. Incluídos nesses eventos estão os das duplas sertanejas (que já estão dando azia em Sonrisal. Não dá nem pra decorar o nome de tanta dupla), e as festas do peão (que estão cada dia mais sem graça. Desfile de festa do peão parece mais desfile de quem pode mais: eu tenho dinheiro você não tem). Resumindo: um marasmo só. Ou seja, quase não tem nada para fazer, e quando tem devemos condemar nossos jovens a frustração eterna? Por acaso você nunca foi jovem?
- Não podemos condenar nossos "maus elementos" e penalizar nossos "bons elementos". Ou seja, porque alguns dão trabalho todos os outros devem ser condenados? Temos crianças fantásticas em casa. Esses também devem "se ferrar" por causa desses filhos sem mãe e sem pai que esses colocaram no mundo só pra infernizar a vida dos outros? Por acaso temos culpa de a justiça em nosso País ser tão branda?
- Agora lá vem a pancada: Se alguém deve proibir essas crianças de sair ou não de casa, de voltar tarde ou não, são os pais. O juiz, o promotor, o delegado... têm muito mais o que fazer. Agora, se essa responsabilidade é dos pais, esses sim devem ser penalizados nas formas da lei. Comece a mexer no bolso deles, comece a colocá-los para prestar serviços comunitários e retornar para sociedade os prejuízos que seus vilhos vêm dando para ver se estes não entram no eixo. Quando minha mãe olhava torto para mim eu já sabia que devia baixar a bola. Hoje filho manda a mãe visitar a mãe dela na zona e fica por isso mesmo. Desculpe o termo, mas foi o mais leve que eu consegui colocar sem ofender ninguém. Tem pai que acha que não pode bater no filho porque o "Conselho Tutelar" proíbe. Educar uma coisa, espancar é outra. Descarregar sua raiva em seu filho não é educar, é mostrar o quanto "você" não é educado. E tem filho que olha para o pai e diz:
_ Bata em mim que eu vou no Conselho Tutelar e denuncio você.
Se é comigo eu digo:
_ Tudo bem! Sem problemas. Escola o conselheiro tutelar que você quizer, porque ele vai apanhar junto com você!

Eu nunca ouvi um Juiz dizer que pai não pode bater em filho.
Educar também é ensinar o que é respeito.
As crianças hoje entendem seu "direito" de uma forma equivocada. Tem direitos mas também tem deveres e obrigações. Mas, por acaso, você sabe quais são? Na minha Escola sou considerado idiota porque leio o ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE todos os dias. Fica em cima da minha mesa e está todo marcado com marcador de texto amarelo. Se eu trabalhasse com gado, nela estaria o manual: COMO ENGORDAR SEU GADO RAPIDAMENTE. Então, o errado não sou eu, eu estou apenas "FAZENDO A MINHA PARTE".

Se eu sei até onde vai o direito deles, eu também sei onde começam os meus.
- Onde está, hoje, a responsabilidade dos pais pelos filhos? Tudo bem que esses pais têm que trabalhar para manter a familia, mas o que tenho eu a ver com isso? Eu também tenho minhas filhas (lindas, por sinal) e, tirando minha mãe que fica com elas para mim sempre que pode (e ela fica por que gosta, não porque é obrigada. Ela adora as netas) eu não tenho o costume de colocar a educação das minhas filhas nas mãos dos outros (a educação formal, não).
Tem professor que tem aceitado isso calado. Está ficando doente e a Escola tem achado isso "normal". Coloque um psicólogo para atender os professores da sua Escola e vai perceber que "todos" estão doentes. Nós já temos problemas demais e ainda temos que conviver com os problemas dos outros. O professor é um dos únicos profissionais que "esquece" seus problemas quando entra no serviço. Se não consegue esquecer, não é professor. Porque professor não tem tempo de cuidar dos seus problemas porque já está preocupado demais com a educação dos outros. Se eu estiver falando besteira demais, por favor me condenem. A Educação de hoje não permite professorzinho formado em Faculdadezinha de fachada. Voltando ao assunto, OS RESPONSÁVEIS PELOS FILHOS SÃO OS PAIS. Esses é que devem ser responsabilizados. Terceirizar essa obrigação é como colocar o exército brasileiro para tapar buracos nas estradas. Tenha paciência. Tapar buraco é obrigação do governo, mas, se tem que acontecer de outra maneira, olhem o tanto de presos que temos sendo "educados" em nossos maravilhosos presídios. Vamos colocar essas "crianças" para retornar para a sociedade tudo aquilo que retiraram, antes que as nossas "crianças" da Escola comecem a achar normal ser bandido. Pelo menos "bonito" elas já acham. Ninguém é obrigado a pagar pelos erros dos outros.

Aliás, a Constituição da República Federativa do Brasil nos dá o direito de ir e vir. Ponto.
Tenho até uma historinha para contar.
Certa vez, eu e minha esposa fomos a um baile de escolha da Rainha de Festa do Peão (não falei). Posso ser tudo, mas idiota eu não sou. Chegando lá, logo na entrada fiquei sabendo que as pessoas podiam entrar mas não poderiam sair. Olha que legal! Diziam que as pessoas que entrassem só poderiam sair a partir de uma determinada hora. Eu avisei o cidadão da portaria que eu iria sair a hora que eu quizesse, porque minhas filhas estavam com a avó, e que eu, vez ou outra "deveria", não disse "queria", disse "deveria" porque me preocupo muito com elas e sempre que possível eu ia ver como elas estavam. Ele simplesmente disse que eu não ia sair, porque se eu saísse eu não voltava mais. COITADO!
Eu disse a ele que ia sair e que queria ver quem ia me proibir de voltar. Aliás: que eu me lembre eu paguei para entrar. Ah! Mais interessante ainda. Eu sou sócio (pelo menos acho que ainda sou) do clube.
foi o que aconteceu. Saí e voltei. Quando fui entrar um segurança idiota (SEGURANÇA: o cara não tem competência para virar PM vai trabalhar de segurança de eventos) veio cheio de razão dizendo que tinha me avisado e que eu não ia entrar. É nessas horas que eu adoro o inventor do telefone celular. Não há de ver que eu liguei na polícia e logo o cara me deixou entrar? A políca, ou seja, a verdadeira segurança da comunidade, nem precisou vir. Ele disse que ficou com dó de mim. Ficou foi com medo da verdadeira polícia!!!
É isso que eu tento ensinar para meus alunos todos os dias (vixi, acho que a partir de amanhã não me deixam entrar na sala de aula mais). Você tem os seus direitos. As pessoas tem que respeitá-los.
Devemos, então, formar cidadãos criticos e sabedores dos seus direitos, deveres e obrigações.
Sou contra o toque de recolher, por acreditar na Educação como meio de contribuir positivamente com a vida das pessoas.
Essa semana conversei com um Juiz, pessoa que respeito muito e tenho por ele a maior admiração, justamente a respeito desse toque de recolher. Babei. Ele me falou tantas coisas sobre o assunto que me deu vontade até de estar com um gravadorzinho para não perder nenhuma palavra. Gênio. Pessoas assim é que deviam ter mais valor: as que nos respeitam, mesmo sendo responsáveis pelos nossos destinos. PARABÉNS!
Ah! conheci uma Assistente Social maravilhosa também. Até então eu imaginava que Assistente Social não fazia nada. Me perdoe, por favor. Mas tem muita gente que acha que professor também não faz nada, risos. Brincadeira.
Ou seja, dai a César o que é de César. Quem põe os filhos no mundo, que os eduque até onde vai sua obrigação. Deixe o restante com os professores que eles sabem o que fazer. Eu disse "os professores". Se tiver um tempinho, leia o post "A ESCOLA DOS MEUS SONHOS" nesse mesmo blog. Quem sabe se esta tivesse sido colocado em prática, não precisássemos ficar perdendo tempo com "TOQUE DE RECOLHER".
Veja também:

2 comentários:

  1. É Professor André tá ai o que fazer????
    Concordo com quase tudo, penso que temos muito mais "problemas" como por exemplo: como mudar não só a educação, mas outras questões se somos reféns do próprio sistema.
    Não podemos ser verdadeiros.
    Temos liberdade, apoio para mudar este quadro tão infeliz, mas com “soluções” ?
    Ditadura (Ditadura é a concentração de poderes na mão de uma só pessoa, grupo ou ideologia. Democracia se faz com a existência de vários poderes que juntos tocam um país.
    Na democracia o parlamento é a voz do povo junto ao executivo.
    Na ditadura o parlamento abaixa a cabeça e aceita e aprova as decisões do executivo.)
    você acha que ela está onde?
    Visitando algumas comunidades no orkut descobri PROFISSÃO PROFESSOR(A) e veja o que encontrei:
    • Infeliz ou felizmente a escola mudou, ou melhor, a clientela mudou de uma maneira assustadora. A escola recebeu atribuições que não eram dela, mas ela aceitou.
    Depois daquela frase infeliz que diz : LUGAR DE CRIANÇA É NA ESCOLA.
    Foi o prato que a família queria, a família se libertou do quesito educação, que pena!
    O que eu vejo é que a escola tem que devolver esse papel a quem realmente lhe cabe :
    A família!
    As pessoas não convivem mais em suas famílias. Em suas casas , cada membro é apaz de assistir televisão no mesmo canal , porém em cômodos diferentes. Não há convívio. onde há convívio, há conflito e é no conflito que aprendemos, crescemos....A escola e os bailes estão sendo os únicos lugares de convivência, como nos bailes há a permissividade de bebidas , drogas dentre outras coisas, acaba "sobrando" para a escola o lugar dos conflitos e como a escola perdeu seu poder de disciplinadora para os poderes paralelos tais como : Conselho Tutelar,Bolsa Família, Comunidade ( tráfico e/ou milícia), ficamos acuados, os diretores também e os pais só jogam dizendo que o papel deles eles fizeram que é de colocar o filho na escola!
    ADOREI O QUE ACONTECEU EM DUAS CIDADES DO INTERIOR QUANDO UM JUÍZ NÃO PERMITE MENORES NA RUA DEPOIS DE DETERMINADA HORA - OU SEJA, ESTÁ DEVOLVENDO OS FILHOS PRA QUEM DEVE DE DIREITO - A FAMÍLIA. Vocês não concordam comigo ? Um abraço para todos os colegas que vivem nessa corda bamba que é a nossa profissão. Força e sucesso.
    • A indisciplina só é resolvida com o envolvimento e compromisso do professor, coordenação e direção. Com propostas claras de educação. Mas se existe uma direção "borra botas" e uma coordenação que mede a competência do professor pelo número de alunos que o professor envia a sua sala, então amigo, vc está ferrado!!
    Esse é só um comentário, visita a comunidade e vai ver o quanto precismos lutar.
    Concluindo, quando você encontrar alguma saída, mesmo que pequenina não se esqueça de mim.
    Abraço, Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Então André...
    Sou a favor do toque de recolher.
    Entendo que ele tem o mesmo efeito da proibição que se faz a um
    grupo de crianças em que uma delas está com penumonia e que querem tomar sorvete. Se apenas uma não pode, porque não dar pras outras?
    Também acredito que o meio pode corromper o indivíduo.
    Carater em formação, o jovem ouve as orientações dos pais, vê seus exemplos, porém à noite, principalmente tarde da noite acontecem coisas terríveis e a curiosidade natural do adolescente pode levá-lo para situações que no mínimo poderá comprometê-lo.
    É dever dos pais dar limites aos seus filhos?
    Claro que sim! Mas quem é nos dias de hoje que consegue fazer com que eles observem esse limite na hora de passear?
    Quando todos estão saindo pra noite voce vai me dizer que conseguirá fazer com que apenas os seus filhos não saiam ou que voltem quando todos estarão chegando?
    O toque de recolher seria totalmente desnecessário, se esse limite imposto pelos pais fosse observado pelos filhos.
    Mas a gente sabe que não é...
    Se voce diz pro seu filho que ele não vai a determinado lugar ou que tem voltar determinada hora, e ele não te obedece, voce faz o quê????
    Se voce sair procurando quantos adolescentes sao obedientes nesta época, e voce encontrar algum, pode colocar no museu!!!!
    Po isso sou a favor do toque de recolher.
    Até que a humanidade não encontre uma nova abordagem para tratar com os riscos que os adolescentes correm ao ficar até altas horas na rua, Toque de recolher neles

    Veralice

    ResponderExcluir