Recentemente vi uma entrevista que comentava sobre o salário do professor brasileiro. Dizia também sobre a atual situação da educação no país, e o que devia ser feito para aumentar a qualidade do ensino.
Tenho apenas uma comparação e um comentário a fazer.
Quanto à qualidade, de nada adianta aumentarem a quantidade de aulas de matemática e Lingua Portuguesa, e depois colocar a culpa no computador e na Internet pelo fato de as crianças de hoje não saberem ler e escrever na quinta série do Ensino Fundamental.
Há a necessidade de se melhorar a qualidade dos professores!
Durante algum tempo, ser professor era refugo. A pessoa tentava outras profissões e não conseguia e, no final, fazia uma faculdade de História, Geografia, Letras, Pedagogia, presencial a distância (aquela em que o professor chamava o José na chamada e a Joana respondia presente. Conehcemos muitas situações assim. De gente que ia uma vez por mês à faculdade, se é que ao menos sabia onde era).
Mas as coisas mudaram. O professor, na medida do possível, vem encontrando novamente a sua responsabilidade e o seu valor. Muito ainda deve ser melhorado e, exigindo-se uma qualificação constante, com certeza só restarão os bons professores, que, graças à Deus, são a maioria.
Mas deve-se pensar, também, em uma remuneração justa e igualitária, que dê a esses gênios, formadores de todas as profissões, condições de exercer sua profissão com dedicação, carinho, afeto, e espalhar sua experiência pelos novos profissionais.
Um dia compararam professores a mercenários. A comparação é injusta: mercenário ganha bem.
Cade, agora, valorizar o professor, para que a própria educação se valorize.
Melhorar a qualidade da educação básica, para que o professor tenha condições de colocar o seu valor em prática.
Nosso país é formado por uma miscigenação interessante, que pouco é aproveitada.
Somos respeitados no mundo por aceitarmos pacificamente todos os credos, todas as raças, e deviamos saber aproveitar o que existe de bom em todas elas.
O brasileiro é um povo que aprendeu a pagar com seu trabalho e esforço o pão de cada dia. Mas ainda não aprendeu o seu verdadeiro valor.
Troque um deputado por 200 professores: e veja se não faz a diferença!
Olá. Meu blog tem os mesmos objetivos do que o seu. Vamos trocar experiências. A partir de hoje estou me inscrevendo como um dos seus seguidores. Fica aberto a você a oportunidade de fazer o mesmo. Abraços e parabéns.
ResponderExcluirSegue endereço do meu blog - http://blfranco.blogspot.com/
ResponderExcluirTemos que estar unidos nessa causa, uma mobilização geral no Brasil . Só assim os políticos que ganham salários absurdos vão ceder a aumentar nossos salários
ResponderExcluir