quarta-feira, 22 de abril de 2009

Deus dá asas para quem não sabe voar... quando dá as asas não dá as penas!!!

Olha eu aqui mais uma vez me intrometendo em Educação. Quem sou eu afinal.
Mas a Educação no nosso País está tão banalizada que acho que até eu, um simples mortal, posso dar meus palpites.
As reuniões que eu tenho participado tem dado até azia.
Índices e mais índices, alunos complicados, professores desmotivados... A questão é bem simples: "TODA CRIANÇA GOSTA DA ESCOLA... ELA NÃO GOSTA É DE ESTUDAR". Isso é um fato. E é simples constatar, é só perguntar para qualquer criança na escola, ou se lembrar da época em que estudava. É na escola que fazemos nossas maiores e mais duradouras amizades, é nela que nos encontramos como cidadãos, também é nela que temos nossas primeiras decepções. Poxa vida. Se a escola é tão importante assim nas nossas vidas, porque não torná-la um ambiente mais agradável?
Eu tenho insistido muito nesse assunto, e não vou cansar de dizer que, para mim, a escola dos meus sonhos teria artes marciais, para dosar a agressividade dessas crianças, Música e artes, para incentivar sua criatividade, esportes, para explorar o espírito coletivo e de grupo, teatro... tantas coisas que poderíam nos tornar pessoas muito melhores, dentro de um dos lugares que mais gostamos. Porque isso não é assim? Se você sabe, me responda, porque eu não consigo compreender.
Não adianta querer comparar as crianças de hoje com as de antigamente. Por um motivo bem simples: hoje as crianças não aprendem porque não compreendem o que lhe foi perguntado! Respondem qualquer coisa. Parece óbvio, mas é a realidade. Simplesmente elas não conhecem as palhavras, não compreendem o que está escrito. Só isso. Uma criança chega na 5a série sem saber compreender uma frase, escrever uma linha sequer, mesmo lendo o que está escrito em qualquer que seja o lugar. Por favor, não observe sarcasmo em nada disso que eu estou dizendo. Mas é a realidade. Tenho conversado muito com os meus alunos, e tentando fazê-los entender a importância de ampliar seu vocabulário, porque quem sabe se expressar, sabe como perguntar, questionar, e quem questiona e se faz entender, consegue compreender. A comparação é bem simples: uma pessoa bem instruída no nosso País vai para os EUA, em férias, e sabe pouca ou nenhuma palavra em inglês. Vai voltar de lá como se sentisse um ignorante, porque não consegue compreender nada que lhe é exposto. Mas se consegue ampliar seu vocabulário, se consegue ampliar suas possibilidades de questionamento, pode até retornar de lá com um inglês fluente. Simples assim. Deve-se, então, aumentar seu vocabulário, pois quanto maior é nosso vocabulário maior nossa capacidade de compreender as coisas. Se eu não entendo o que me perguntam, como eu respondo?
Então, temos a obrigação de tentar fazer essas crianças entenderem a necessidade de saberem se expressar como forma de ampliar o seu conhecimento. Tentar fazê-las entender que seu conhecimento é o alicerce da sua vida e que, se elas querem ser alguém na vida, dependem apenas delas.
As pessoas que ainda têm algum comprometimento com a educação estão ficando de saco cheio já. Normalmente são as que menos são escutadas.
Os professores de hoje não têm mais motivação para trabalhar. E não estou falando apenas em salário.
De nada adianta um escola ser otimamente atribuída tecnologicamente, com equipamentos de última geração e o escambau, se seus docentes não têm condições de se expressar, dar suas opiniões à respeito, incondicionalmente. Conheço muitas escolas que nem lousa têm e estão obtendo ótimos resultados nesses índices que circulam por aí. Desceram a língua no material do Estado, investiram milhões em materiais pedagógicos de terceiros, e hoje, passado o tempo e as esquisitíces iniciais, perceberam que o Governo estava no caminho certo. Nosso material nunca vai ser bom se nossos professores não forem ouvidos em sua produção.
Deus dá asas para quem não sabe voar, e quando dá as asas, não dá as penas!!!

2 comentários:

  1. Legal essa sua postagem André. Foi bem o que você nos disse na escola quarta-feira. Gostei.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem colocado, pois a escola onde estou fazendo estagio é exemplo de tudo o que você disse, não tem lousas espetaculares, nem facilidades para tecnologias mirabolantes e nem apostilas que tente "expressar" estudo perfeito...
    Mas tem dialogo, união, cumplicidade, respeito entre direção, coordenação pedagogica, educadores, limpeza, cozinha...
    Participei de uma reunião que deu inicio a uma "libertação" do medo que tinha de ser futuramente uma educadora, pois fui ouvida, atendida e entendida nos meus questionamentos.
    A escola oferece xadrez, ingles (mas de verdade)capoeira, teatro, esporte como basket, volei e outros, dança, história da musica (instrumentos musicais), coral, enfim são varias as atividade desenvolvidas e atenção "EMEF".
    Estou encantada por saber que é possivel, que existe, acontece, como disse a você ao te parabenizar pelo blog é muito bom saber que existe pessoas que fazem não espera acontecer.
    Lembra? (como você)
    Não vamos desistir as nossas crianças precisam de nós e precisaremos delas futuramente.
    Abraços.

    ResponderExcluir