sexta-feira, 15 de maio de 2009

Algumas Considerações Sobre Educação - Drogas - Parte II

Honestamente, eu ainda não sei como algumas pessoas se surpreendem com isso.

Quase todo dia eu encontro aluno com algum tipo de droga na Escola. E não estou exagerando. É quase todo dia mesmo. Já está se tornando um hábito.

Eu não sei o que será dessas nossas crianças no futuro, já que elas se deixam influenciar tão facilmente. E olha que não é falta de diálogo não. Pelo menos da minha parte, não.

Daqui a algum tempo, os pais terão que olhar na Certidão de Nascimento dos filhos para lembrar o nome deles, de tão ausentes que os pais estão na educação de seus filhos. E, como todos nós sabemos, essa "ausência" é facilmente suprida por alguns desses "oportunistas" de plantão, que têm na ponta da língua a solução para os problemas dos filhos dos outros.

Ontem mesmo eu encontrei um aluno de oitava série com um papelote de cocaína. Veja se tem lógica, cocaína.

Por mais que a gente oriente, converse, explique... ainda somos obrigados a nos expor a situações como essas.

Eu entendo que a Escola não tem preparo suficiente para lidar com situações como essas. Mas deveria. Nas Escolas deveriam ter mais palestras, cursos, expor as crianças a situações conflitantes em que elas percebam que sua vida vale muito mais que um punhadinho de pó.

Eu daria tudo o que eu tenho para poder ter a idade deles hoje. Poder reviver esse momento que eles estão vivendo, mas que infelizmente estão jogando fora por causa de momentinhos de "barato" pelos quais eles vão pagar muito caro no futuro.

O que falta para a Escola é compreender ela mesma como instituição formadora que "pessoas", não de um punhadinho de "coisas". A Escola não é uma linha de produção de fábrica de automóveis. Seu resultado não sai todo igual. Nossos jovens de hoje são dinâmicos, espertos, inteligentes e versáteis. Só não descobriram isso ainda. Quando descobrirem já pode ser tarde demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário