quarta-feira, 6 de maio de 2009

A Escola dos meus sonhos

Sempre que tenho a oportunidade de conversar com meus alunos sobre isso, falo a respeito da Escola dos meus sonhos. Falo para eles porque eles, tecnicamente, são o futuro da humanidade, e são eles que tem que correr atrás de um futuro melhor para eles. O máximo que eu posso fazer é ajudar, e torcer para que alguém me escute e que minhas idéias possam servir, de alguma maneira, para ajudar alguém.

Divido esse sonho em 3 fatores.


1º - A Escola dos meus sonhos não seria essa Escola sem graça, sem sal, que os alunos adoram como instituição, mas odeiam como forma de educar. Ninguém gosta de estudar, mas todo mundo gosta da Escola. É na Escola que temos nossas primeiras ilusões e desilusões, amores e decepções, fantasias, alegrias e tristezas... Ninguém faz inimigos na Escola. Antipatizamos, mas depois de um tempo, nos encontramos, olhamos um para o outro e perguntamos: porque nós não conversávamos na Escola mesmo? Agora, na vida real, o esquema é bem diferente. Inimigos fora da Escola podem se tornar inimigos eternos, infelizmente. Veja, então, a importância que a Escola tem na formação de um cidadão consciente?

Então, essa Escola dos meus sonhos teria quadras de futebol de campo para que as crianças possam desenvolver suas habilidades, quadras de futebol de salão, basquete, vôlei, tênis, várias quadras, teria um enorme galpão, dividido em áreas de interesse, em que as crianças pudessem aprender música e artes de todas as maneiras possíveis e imagináveis: pintura, modelagem, escultura, música (violão, teclado, piano, cavaquinho, sax, violino, etc...), dança (salão, sapateado, jazz, dança de rua, ...), um galpão para a prática de artes marciais, que julgo muito importante para que as crianças possam dosar a sua agressividade (de todos os tipos, de karatê a capoeira), ou seja, tornar a Escola um ambiente agradável, de todas as formas.

Como isso funcionaria?

O aluno estudaria em um período e, assim que estivesse dispensado das suas funções escolares, tomaria um almoço reforçado, iria para o alojamento e descansaria (porque ninguém é de ferro) e, refeito do seu esperado descanso, teria todo o restante do dia para desenvolver quaisquer atividades que pudesse e desejasse durante o dia. Por acaso isso é complicado de fazer?

Na verdade, isso já acontece, de uma maneira, acredito eu, equivocada: as crianças, quando chegam em casa, seus pais estão trabalhando e, como não têm como cuidar dos filhos os enchem de atividades durante todo o dia: futebol, vôlei, violão, teclado, dança...

Porque não aproveitar então? E mais, segundo um estudo que eu fiz junto a Secretaria da Educação do Estado, desculpe se eu não tratar de números precisos, porque aqui, agora, não é esse o meu objetivo, mas, futuramente, desenvolverei um trabalho monográfico sobre ele, e colocarei à disposição no meu Blog, para quem interessar, com os dados precisos. Mas vamos lá. Segundo a Secretaria citada, uma criança "custa" aos cofres públicos a quantia aproximada de R$ 116,00 (cento e dezesseis reais) por mês. Um vagabundo, com o perdão da palavra, preso em um presídio, com tudo que o cerca para que nada desvie a atenção, custa aos cofres públicos à quantia aproximada, mensal, de R$ 1.068,00 (hum mil e sessenta e oito reais). Pasmem. Curiosamente, no ano de 2009 já foram construídas, também em números de forma aproximada, 18 (dezoito) Escolas em todo o Estado. A previsão é de 68 (sessenta e oito). Curiosamente, neste mesmo período, já foram construídos 35 (trinta e cinco) presídios até agora, e nem chegamos ao meio do ano. A previsão é que sejam construídos, aproximadamente, 116 (cento e dezesseis). Gente é mais barato prender o cara na Escola.

2º - Essa Escola teria também uma fazendinha. Calma, não espero que ela forme um monte de fazendeirinhos. É que um dos grandes problemas de toda prefeitura são as licitações da merenda escolar. Uma ladroagem violenta, e ainda assim nas Escolas as crianças não comem nada que presta. Na Escola dos meus sonhos, essa "fazendinha" seria responsável pela produção de toda a alimentação que será consumida na nela. As crianças teriam a possibilidade de consumir alimentos saudáveis, sucos naturais, tomar leite e comer carne saudável todos os dias (porque nela também teria gado de todo o tipo recomendável, vacas para a produção de leite, ovinos, caprinos, aves..., suco natural, não aquela porcaria cheia de corante que é servida na Escola). Ou seja, as crianças teriam uma alimentação saudável. Essa fazendinha também poderia funcionar como uma empresa. As crianças e seus familiares poderiam ter a possibilidade de trabalhar nela, gerar renda. O excedente da produção poderia ser comercializado na comunidade a preços acessíveis. O couro poderia ser utilizado também, bem como todos os outros itens que pudessem ser comercializados. Poderia haver tanques de peixes, para que os alunos pudessem também se alimentar com eles. Isso é difícil?

3º - Isso não poderia faltar. Essa Escola teria Educação Ambiental, Educação para o Trânsito, Educação Social e Política, comportamento, costume, boas maneiras... Formar um cidadão consciente desde a Escola, e não precisar tentar conscientizá-lo depois.


Minhas idéias não são nem um pouco revolucionárias, muito menos impossíveis de serem colocadas em prática. Cabe agora vocês, futuros cidadãos de boa vontade, colocá-las em prática ou não.


Que Deus os abençoe.


Obrigado por existir!!!

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