segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Algumas considerações sobre Educação - Parte (vixe, perdi a conta)

Hoje, conversando, mais uma vez, com meus alunos, dessa vez eu assumi: se eu estivesse dando aula para mim, já estava enjoado de mim. Esse ano eu tenho conversado tanto com eles, mas tanto, que eu nem sei como eles estão me aguentando.

Tenho contado para eles as coisas que acontecem nas escolas da minha região que eu já não ando me surpreendendo com mais nada. O interessante que até eles se asustam. Aí a gente vê na TV alunos bebendo nas dependências da Escola, jovens usando drogas, intimidando alunos... até parece que essa é uma situação nova.


Honestamente, eu já não sei mais onde isso vai parar.


Quanto aos alunos, está cada dia mais difícil controlá-los. Isso porque eles têm muitos direitos e poucas responsabilidades. Hoje eu perguntei para os alunos porque eles vêm na Escola. Boa parte deles disse que é porque são obrigados.

O duro é que eles têm razão.

Vir na Escola para fazer o que? Estudar que não é!

Olha, quem me vê falando assim pode até achar que eu estou desanimado. Não é bem isso. Tenho visto o mundo virar de cabeça para baixo, e muita gente achando que está tudo normal.

Essa semana eu escutei a maior do ano: perguntaram para uma moça que tinha ganhado um concurso de quem conseguia cantar o Hino Nacional. Ela cantou perfeitamente e o repórter veio entrevistá-la e ela disse, para a surpresa de todo mundo:

_ Eu sabia que um dia essa merda de Hino ia servir para alguma coisa.

É o amor que o povo brasileiro tem por sua pátria.

Essa semana ainda saiu em um jornal local que estudiosos diziam que de nada adiantava as crianças irem para o Culto a Bandeira obrigados.

Obrigados?

Eles mal sabem para que serve o Hino Nacional.

Falo muito para eles sobre responsabilidades. Que o maior bem que eles tem são eles próprios. Que devem investir pesado neles mesmos, porque o maior capital que eles podem ter é seu conhecimento.

Mas não é fácil.

Normalmente eles só percebem isso quando é tarde demais. Professor daqui uns dias vai ganhar insalubridade.

Essa juventude está se perdendo para seus próprios delírios.

Agora, só para descontrair, tem aquela do professor que ciências que perguntou para o aluno qual a função do esqueleto, e ele respondeu:

_ Para dominar o Castelo de Greyscow.

É, está danado!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário