segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O QUE FAZ VOCÊ FELIZ

Essa semana uma amiga minha deu uma definição sobre mim que eu ainda não tinha levado em consideração. Ela disse que eu sou mais evoluído que o mundo em que eu vivo. Rs.
Eu não julgo dessa maneira, mas acredito que eu sou mais esforçado que os demais.
Meu grande problema é que eu sou muito sincero, e as pessoas não estão acostumadas com isso. Honestidade então virou artigo de luxo.
Eu vejo simplicidade na maior parte das coisas que os outros complicam. Eu simplesmente não entendo porque eles complicam tanto.
Eu tenho escrito muito sobre educação. Tenho enveredado bastante sobre esse assunto, e acho que vou até acabar bom nisso, rs. Mas eu tenho a opinião que se a escola fosse mais atraente para o aluno, muita coisa estaria bem diferente do que está agora.
Hoje temos que falar mil vezes para que um aluno nos entenda, e tomar muito cuidado para ele não se ofender com o que você disse. Ficamos malucos esperando os pais dos alunos virem na Escola para conversarem sobre seus filhos, mas estes nunca vêm. Mas quando seu filho tem algum "problema" com o professor, este arruma tempo sabe lá Deus se onde e vem na Escola para tentar agredir o professor.
O que eu percebi ao longo desses 7 anos que leciono aqui nessa Escola é que, na maior parte dos casos, por incrível que isso possa parecer, os alunos sempre estão mentindo. Não quero dizer que os alunos também nunca têm razão, têm sim, mas o problema é que na maior parte dos casos eles têm alguma antipatia do professor ou da matéria e a maior forma de descontar isso é jogando seus pais contra o professor. Essa convivência já foi muito mais sadia antigamente. Hoje o professor é um sobrevivente de um sistema decadente.
Vou dar um exemplo simples.
Semana da Criança.
Na Semana da Criança eu julgo que deveria ter jogos sim, mas também outras atividades físicas, teatro, filmes, dança, artes... O que tem?
Apenas jogos de vôlei e futebol inter-classes, chatos, desmotivantes, e mais nada.
Adeus gincanas culturais, adeus atividades culturais!
Os alunos estão de saco cheio disso, mas se acostumaram com o que tem, acomodaram, não tem coragem de tentar mudar a situação da forma que está, quem não interessa a ninguém a não ser eles próprios. Quando vêem, já é tarde demais para tomar uma atitude. Já faz parte do passado e percebem que é um tempo precioso das suas vida que não tem mais volta.
É, também descobri que não adianta falar com eles sobre o meu passado. Como era no meu tempo de Escola, porque eles não conseguem entender! Só compreendem, e muito mal, aquilo que está debaixo dos seus narizes.
Mas vou continuar tentando, pois sei que muitos deles ainda me darão muito orgulho.
Vamos ver no que isso vai dar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário