terça-feira, 9 de março de 2010

Educação - comentário final

Não basta as pessoas dizerem o que segredo da evolução de um povo está na educação.
Que educação é essa?
Tenho comentado que a escola mais parece um depósito de gente do que um estabelecimento de ensino. As pessoas vão a escola apenas porque são obrigadas. A escola deveria ser um ambiente agradável, ou o mais próximo disso: NUNCA SERÁ!
Falamos muito em meio ambiente, mas existe educação ambiental nas escolas, ou aquelas aulinhas de ciências, enjoativas, que ninguém sabe para que serve? Salvo raros casos, é lógico!
Temos uma reserva ambiental aqui pertinho, que as crianças das escolas da região nunca viram. Com árvores que precisam de 4 a 5 pessoas para abraçar, mas que nenhum aluno nunca viu. e na toada que está nunca verão. Em pouco tempo essa reserva já não mais existirá.
Falamos muito em trânsito, acidentes de trânsito, desrespeito aos pedestres, mas existe educação para o trânsito nas escolas? Acreditam realmente que esses cursinhos que as pessoas fazem para tirar a habilitação resultam em alguma coisa? Que pessoas que nunca se preocuparam com trânsito, que dirá educação, aprendam em alguns dias aquilo que deveriam ter aprendido em toda a sua vida.
As crianças estão estressadas dentro da escola, justamente por não saber mais o significado dela. Encontrar na Internet todas as respostas que precisam, a sua maneira, mas encontram. A escola, então, fica meio sem sentido. As crianças não se relacionam mais nas escolas. É facil: peça para uma criança de 10 anos, dentro de uma sala de aula com 25 alunos dizer o nome de todo mundo para você ver o que acontece. Depois peça para ela entrar no msn e te explicar quem são os contatos que ela tem. Mas não se espante.
Falamos muito de direito do consumidor, mas nas escolas alguém fala alguma coisa sobre isso?
Gente, não são coisas do outro mundo.
Se começassemos a educar nossas crianças desde a alfabetização, colocando-as em contato com tudo isso desde o inicio de sua formação, talvez tivessemos uma geração muito mais evoluída.
Hoje temos uma geração que se preocupa muito mais com a vida dos outros do que com a própria.
A política faz parte do nosso cotidiano. Para todos os lados, querendo ou não, respiramos a política. Boa ou má. Se é que existe política boa. Mas falamos de política nas escolas? Onde foram parar as disciplinas de OSPB, EMC, Sociologia, Psicologia, entre outras, que nos ajudariam a formar cidadãos criticos e conscientes da sua responsabilidade nesse mundo moderno?
Esporte, coisa que as crianças adoram. Cade? Aquelo que elas praticam nas escolas pode ser chamado de esporte? Nossas crianças se tornam atletas de ponta ou por sorte ou por uma dedicação extrema e fora do normal, em clubes particulares ou quando vem alguém de fora e levam nossos talentos embora.
É complicado.
Deve haver uma mudança, mas não deve ser radical. O que acontece hoje é um reflexo daquilo que plantamos, e hoje estamos colhendo.
Nosso professores não são despreparados, são simplesmente acomodados. É diferente.
Despreparo a gente conserta com preparo. Acomodação a gente conserta com motivação.
MOTIVAÇÃO?
Que tipo de motivação os professores têm para trabalhar, sendo que vivem com problemas até o pescoço, boa parte dos professores está estressado, com problemas de saúde, depressão, síndromes multiplas. Mas vários deles só pensam em salário. Salário é bom, mas dinheiro por sí só não resolve. Precisamos de bons professores, que recebem o que é justo por uma educação igualitaria, competente, humana, formadora de cidadãos críticos e conscientes. Está difícil.
Quanto mais aumentam os direitos das crianças e mais aumenta a falta de responsabilidade dos pais sobre esses filhos, maiores serão as cruzes que esses professores terão que carregar. Mas cruzes essas que eles mesmo ajudaram a plantar as árvores que as construíram, e ajudaram a fundir os pregos usados para pregá-las.
Mas ainda há tempo.
Mas o tempo é o maior de nossos inimigos.
Ele pode ser um fator positivo mas, quando negativo, é tão poderoso quanto a morte.

Obrigado por existir!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário