Os Quatro Pilares da Educação
(Delors)
Aprender a ser
- A educação deve ensinar a desenvolver: sentido ético, responsabilidade pessoal, pensamento autônomo e crítico, imaginação, criatividade, iniciativa e crescimento integral da pessoa em relação à inteligência. A aprendizagem precisa ser integral, não negligenciando nenhuma das potencialidades de cada indivíduo.
Aprender a conhecer
- Implica uso e exercício da atenção, da memória e do pensamento. É necessário tornar prazeroso o ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento para que não seja passageiro, para que se mantenha ao longo do tempo e para que valorize a curiosidade, a autonomia e a atenção permanentemente.
Aprender a fazer
- Não basta preparar-se com cuidados para inserir-se no setor do trabalho. Com o aparecimento da industrialização, as máquinas substituíram a mão-de-obra, as tarefas passaram na sua maioria de físicas para intelectuais, pedindo assim que o indivíduo saiba trabalhar em equipe, desenvolvendo espírito cooperativo e de humildade. Precisa também ter iniciativa e intuição, saber comunicar-se, resolver conflitos e ser flexível.
Aprender a conviver
- Aprender a viver com os outros dentro da diversidade existente, evitando conflitos, resolvendo de forma pacífica os mesmos, é uma virtude. No mundo atual, este é um importantíssimo aprendizado, pois dá ao outro o direito de ser diferente e ser tratado com dignidade, nem melhor, nem pior, apenas diferente, aprendendo a compreender, e a respeitar os múltiplos seres e saberes. É sem dúvida um dos maiores desafios de hoje na educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário