quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Tudo o que você gostaria de saber, mas... não tinha para quem perguntar!!!

Estou vivendo um momento apreensivo: mais uma especialização se concretizando, possibilidades profissionais, mais um livro a ser publicado... talvez mais uma faculdade, talvez.

Hoje, conversando com meus alunos, isso mesmo, alunos, não detentos de um presídio educacional qualquer, em um desses momentos mágicos que normalmente os professores vivem em algumas ocasiões, eu disse a eles que eles são as crianças de hoje, que serão os adultos de amanhã. Crianças que têm sido obrigadas a se tornar adultos cada dia mais cedo, assumindo responsabilidades que nem lhes passam pela cabeça que um dia terão.

De uns tempos para cá, venho contando histórias para eles, de como era a minha infância, e tenho me surpreendido cada dia que passa, cada vez mais, com o fato delas não saberem brincar, não saberem o que é se divertir, não socializarem-se mais e colocar a culpa na Internet...

As crianças de hoje não sabem mais o que é ser criança, e isso é algo muito triste.

É nossa época de criança o tempo que dura menos passar, e o que a gente sente mais saudades deles depois.

Nossas crianças não tem vocabulário. Conhecem poucas palavras e, por isso, não conseguem formular conceitos sobre coisas que elas, simplesmente, não sabem o que significam.

Faça um teste. Escolha uma palavra, a mais simples que você puder buscar em sua mente, e depois pergunte a uma criança o que significa e espere a resposta.

Como uma pessoa faz uma prova, se ela não entende a pergunta.

Porque tanta aula de Matemática e Língua Portuguesa nas Escolas, se as crianças hoje não conseguem escrever sequer um pequeno texto falando delas mesmas. Cada dia aumentam mais as aulas dessas matérias, e diminuem as das outras "sem tanta relevância". Rs.

Depois querem que a criança goste da Escola.

Precisamos abrir os olhos das crianças para a realidade que às espera. Parar de falar em "Ensinar para a Vida" e realmente "Ensinar para a Vida". Ensinar a viver. Para que eles parem de se tornar esses adolescentes ridículos que eles estão se tornando cada dia mais cedo. Adolescentes frágeis, que têm se envolvido com drogas cada dia mais cedo, independente de suas classes sociais, que dependem cada dia mais cedo de um "aditivo" para poder falar com uma garota, de um "estímulo" para poder se sentir melhor nos esportes...

Tem adolescente tomando estimulante sexual com 14 anos.

Também, antes a gente precisava namorar pelo menos uns 8 meses para poder ter algum "momentinho" um pouco mais intimo com a namorada. Hoje a gente tem o "momentinho", e namora depois de 8 meses. Se é que namoro hoje ainda existe.

O problema é que está cada dia piorando as coisas, e muita gente têm fechado os olhos para isso tudo. É uma pena.

Operação beija-flor cansa.

Só um conselho, para terminar: a resposta para todas as perguntas está dentro de nós mesmos. o que temos que melhorar, sempre, é a forma que compreendemos o mundo que nos cerca. Passar a dar mais atenção às pessoas que amamos antes que não tenhamos mais tempo para isso. Nos dedicarmos um pouco mais a nós mesmos, cuidarmos um pouco mais da nossa educação, pois é ela que vai garantir o resto de vida que nos sobra.

Pra terminar, um aluno meu me perguntou em quem eu votei. Rs. Eu disse que, apesar de o voto ser secreto, eu o contaria.

Ele me disse:

_ Nossa! Professor, o senhor votou errado.

Ai meu Deus.

Um menino de 12 anos, me dizendo que eu votei errado.

Deu vontade de falar assim: fulano, você nem cabelo no saco tem ainda, pelo amor de Deus. Errado fez foi tua mãe quando te fez.

Mas eu fui mais culto (pra não estragar o texto, rs).

Disse:

_ Fiote, fiz o que minha consciência mandou. Não tive coragem de votar na outra pessoa.

Ele me disse:

_ Também, ao invés de escutar gente que presta, foi escutar essa tal de consciência. Tenho certeza que ela é do PSDB!

Preciso falar mais alguma coisa.

Como diz o José Simão: é mole mais sobe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário