domingo, 9 de janeiro de 2011

Até quando isso vai durar?


Quem acompanha "nosso" Blog (hoje já posso me dar ao luxo de dizer que uma boa quantidade de pessoas me acompanha e segue, e isso demonstra que algumas das coisas que digo fazem sentido, e que expressam, em alguns casos, a opinião de muita gente), sabe que eu não sou muito fã de religião. Calma, não sou ateu (devo ser atoa, rs), apenas tenho uma visão diferente do que é acreditar em um ser superior e saber me posicionar em relação à sua visão.

Acredito muito em Deus, muito mais que devia demonstrar, mas na quantidade que julgo suficiente para me posicionar em relação à sua presença, que eu sinto em todos os momentos, em todos os lugares.

Não me preocupo com o seu julgamento, porque tenho certeza que nossa consciência talvez seja o nosso maior termômetro em relação ao "Homem Lá de Cima". Vi, em nossa história recente, muita gente morrer por causa dessa tal de religião.


Com essa, eu acredito que estou bem na fita.


E é isso mesmo: se a sua consciência o condena, pode ficar preocupado, porque provavelmente você não está agindo da maneira correta, talvez conveniente, mas não correta.

Mas nesse mundo em que estamos vivendo, não sei se a opinião da nossa consciência anda tendo muito valor.

Essa semana ouvi um amigo dizer que que a vida, hoje, é muito sem graça.


Vivemos mais em função do passado do que do presente ou futuro.


É, tem lógica.

Quando nos reuníamos no passado, falavamos sobre o que pretendíamos fazer.

Hoje, quando nos reunímos com nossos amigos, falamos sobre o que fizemos, e o quão interessante foi nossa infância, nossa juventude...

Nossa história têm um valor bem maior que nosso presente, mas nunca maior que nosso futuro.

Nossos jovens não têm pensado assim.

Estão se preocupando muito mais com o presente que com o futuro, esquecendo-se que esse seu futuro, daqui a pouco será seu presente, e em bem pouco tempo um passado que nada trará de boas lembranças, nem para si, nem para os seus, nem para os outros.

Preste atenção e repare bem.

Falamos aqui bastante de drogas, nesses poucos anos que esse humilde Blog existe.

Tivemos campanhas na TV, Rádio...

Nas Escolas, acredito que não. Provavelmente a Escola aprendeu a conviver com elas. Sem droga, sem aluno.

O que mudou?

Quem se preocupa, a não ser da boca pra fora?

Eu tenho minhas filhas, minhas sobrinhas, minha afilhadinha, meus alunos...

Eu, com certeza, me preocupo!

Mas do que adianta?

Falamos bastante sobre o Meio Ambiente.

O que mudou?

Temos visto o mundo virar de cabeça para baixo. A natureza mandando seu recado todos os dias, como nosso estômago reclamando que algo que comemos não foi bem digerido.

Mas de que adianta?

Estamos cansados de ver as pessoas pensarem só em si, e "que se foda" o outro.

Se não aparecesse essa "bendita" reciclagem, talvez as coisas estivessem piores do que estão hoje. Ainda sim porque muita gente têm vivido dela, senão...

Vivemos em um mundo em que se "não envolver grana", não "rola".

Falei mais ainda sobre Educação.

Hoje eu já posso dizer que vivencio essa situação de uma posição privilegiada.

Não quero ser o melhor nem o pior, mas quero ser o máximo que eu puder em relação àquilo que eu quero alcançar.

Mas, se você pretende se tornar um educador, lá vai a dica: É COBRA QUERENDO COMER COBRA.

Honestamente, estou começando a acreditar que ninguém anda se preocupando muito não.

Vejo muita gente de valor se desdobrando, se acabando diariamente para tentar melhorar a educação em nosso país, mas também vejo muita gente desonesta, despreparada, deslocada do seu tempo, mas que têm muito poder no ambiente educacional em que vivemos.

As comparações são simples:

Pense em 300 puxando de um lado, e 3 do outro em um cabo de guerra.

Pense em 3 homens pintando uma parede de 700 metros, e 300 sujando descaradamente, sem que ninguém esteja nem aí.

Pense então em uma Educação em que a maioria está mais preocupada com o hollerith que com o desenvolvimento da Educação.

Gente mais preocupada em aparecer do que desenvolver para desenvolver-se.

Fora uns idiotas que aparecem dizendo-se salvadores da pátria mas que mal sabem segurar em uma caneta. Escrever, então...

Mas têm quem os seguem. É um círculo vicioso.

Se eu posso dar o peixe, porque eu vou ensinar a pescar, não é?

Isso é muito periogoso, e pode nos levar a situações irreversíveis.

Pense um pouco.

Olhe na TV e no Cinema. Veja a quantidade de remakes estão fazendo sucesso por aí.

Será porque esses produtos foram muito bons ou porque os jovens de hoje não têm mais capacidade de criar?

Reflita antes de responder, por favor.

O raciocínio lógico dos nossos jovens, em boa parte dos casos, é menor que de uma ameba.

Você diz:


_ Olhe para os dois lados antes de atrevessar a rua.


E ele olha para cima e para baixo. Vem um carro e o atropela. E a culpa ainda é do coitado do motorista.


Nossos jovens têm acesso muito mais facilitados aos traficantes que a própria familia.

Isso acontece porque vivemos agora no dilema da águia.

Chega com o filhote no final do penhasco e empurra. Se voar, é porque tem capacidade de sobreviver. Senão, é a lei natural da vida.

É foda!

Muitos pais têm se preocupado apenas em colocar os filhos no mundo. Depois, a vida ensina.

Não estamos vivendo de bons exemplos, porque esses cada dia existem menos.

Vivemos em um mundo de expiação e provas, onde uns expiam mais e outros provam mais, rs.

Brincadeira, sem graça por sinal.

Na presença do nosso Pai, todos somos iguais. Se alguns têm pesos maiores no julgamento, é porque em algum momento de suas vidas fizeram por merecer.

Por essa razão, passei a aceitar mais passivamente as minhas desilusões, porque acredito que, como diz a minha mãe, as coisas boas que eu mereço são compensadas de outras maneiras.

Espero que sim.

Essa semana eu fui na oculista e disse:


_ A senhora disse que eu não posso coçar meu olho, senão ele irrita. Mas se eu não coçar, quem fica irritado sou eu, rs.


O que fazer então?


A vida é assim: faça o seu melhor, sem se preocupar com o que vai receber em troca.

Às vezes, vai se sentir mal, por achar que ninguém está nem aí prá você.

Um dia vai se supreender, e perceber que realmente muita gente percebe o que você faz, e se espelha em sua forma de viver.

Pode ser que se surpreenda ainda mais, sabendo que são crianças.

E talvez aprender, tarde demais, que a vida é uma balança que não deve estar equilbrada entre o bem e o mal.

Pode ser que do lado do mal tenha muito mais objetos, mas do lado do bem existem objetos que têm muito mais valor, portanto, pesam mais.

Não deixe de fazer o que é certo apenas por acreditar que ninguém está nem aí para você.

Um oceano começa com uma simples gota d'água.

Que esse ano seja diferente, por ser melhor, onde cada pessoa será melhor hoje do que foi ontem, mesmo que tenha que recomeçar.


Obrigado por existir!!!!

2 comentários:

  1. Caro amigo André, refletindo acerca do seu texto, percebo o quanto a maioria de nós não sabe o rumo que estamos tomando. Se me permite quero fazer algumas observações sobre os assuntos abordados. Começaremos com a religião. Hoje mais parece guerra do que crença em algo superior como assim cremos. No ano passado pudemos acompanhar pela TV, a ameaça de uma famosa religião em botar fogo no livro sagrado de outra religião, afinal o que é isso? Da pra compreender, tem explicação se acreditamos num só criador? Sobre nossos jovens o caso é mais sério do que se imagina. Essa nova geração denominada Y, é a geração perdida. Crianças, jovens e adolescentes que muitos acreditam e dizem ser o futuro do nosso planeta, com pensamentos controlados. Jovens desinformados por pura falta de atenção, como podemos notar a quantidade de jovens grávidas antes do seu momento, com opiniões assustadoras como: Se era pra ser assim, que seja. Sem dizer a falta de interesses desses pela educação. Onde poderíamos acreditar que num mundo com tanta tecnologia, onde tudo devia ser mais fácil do que antes, assistimos pela TV, alunos massacrando professores dentro das salas de aula. Essa nova geração na sua maioria é mal educada e sem opinião, estamos presenciando uma geração de adolescentes que não tem opinião própria. Que são manipulados facilmente pela publicidade sem limites. Publicidade essa que plantou na cabeça dos nossos jovens, que é mais importante você TER alguma coisa do que você SER alguma coisa. Sem tirar o fato que esses jovens não têm um ídolo ou (exemplo) verdadeiro, ídolo é qualquer um a qualquer instante. No meio de tudo estão os Pais que ficam perdidos com a velocidade das informações, sem saber se trabalham, se resolvem seus problemas pessoais ou cuidam dos filhos. Acabam perdendo o período fundamental de desenvolvimento de seus filhos por conta de tantos “compromissos”. A pergunta que faço, será que vale a pena? Acredito que perdemos parte dos nossos maiores valores, o mundo enlouqueceu e estão tapado com uma peneira, mas quem olha com atenção consegue enxergar, mas infelizmente a maioria de nós está olhando pro lado errado. Passei pela educação e não fiz nenhum comentário, mas ainda cabe falar um pouco sobre. A educação se perdeu. Hoje se limitam colocar um professor dentro da sala para passar matéria e aplicar uma prova no fim do bimestre, educar é apenas isso? Já estamos carecas de saber que a educação deu um salto incrível, educar nos moldes de antigamente é perder tempo. Não apenas podemos ser como somos melhores do que isso. O que precisamos é rever nossos conceitos como sociedade e promover as mudanças necessárias, porque do jeito que caminhamos, estamos construindo o caminho para nosso próprio fim.

    ResponderExcluir
  2. Você, simplesmente, nasceu pra escrever !
    Obrigada !

    ResponderExcluir