sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Pensamento rural urbano


Sabe o que mais me deixa triste?

Saber que existem pessoas que te diminuem.

Saber que existem pessoas que não se contentam em saber que você pode ser mais, mas tem o poder em fazer com que você renda apenas aquilo que elas desejam.

Saber que você poderia contribuir muito mais, mas é do pouco que algumas pessoas precisam. Para si, lógico, porque não estão nem um pouco preocupadas com as outras pessoas.

É saber que o tempo passa, e que você ficou a vida inteira limitado a rotineira ignorância daqueles que o cercam.

É saber que tudo aquilo que você faz de bom, não importa, mas o pouquinho que julgam que seja ruim vira uma tempestade.

É saber que seu silêncio incomoda, mas quando abre a boca só fala besteira.

É saber que a escravidão acabou, mas só para os Senhores. Os escravos apenas passaram a usar roupas mais interessantes e a receber algumas migalhas pela sua escravidão.

É saber que você poderia ser mais, se isso dependesse apenas de você.

É saber que dinheiro importa sim, e como.

Saber que a tendência Hitleriana de que uma raça superior sobressairia existe, e que provavelmente ele estava certo. Veja bem o mundo que o cerca, vai ver que isso não acabou. Existem "instituições de perfeitos", "Congregações de Superiores", "União de Eleitos" que ditam a vida dos demais.

Acredite: isso ainda existe.

Só que esses perfeitos precisam de escravos, porque senão de nada valeria a sua perfeição.

Como ser bonito em um lugar onde só existem cegos.

É não ter tido a 20 anos atrás a coragem que temos hoje. Talvez pudéssemos não ser mais ricos, mas pelo menos teríamos a certeza de que alcançamos os nossos objetivos.

Ter atrás de você um monte de gente dizendo que "um dia seu dia chegará".

Chegará mesmo: UM DIA TODO MUNDO VAI MORRER.

Menos os PERFEITOS.

Esses não morrem.

Agora, falando de mim, rs, não quero que olhem na minha lápide e digam:


_ Aqui descansa um cara que tinha ideias, que pensava nas pessoas, que tinha amor pela profissão mas que não era reconhecido. Que pensava mais nos outros que em si e que ficava feliz pela felicidade das pessoas, que pensava mais no coletivo que no individual. Hoje muitas das suas ideias são colocadas em prática...


Pode ter certeza que eu não estaria descansando e, onde quer que eu esteja, estaria pistola da vida.

Honestamente, se eu não puder vivenciar minha ideologia, não puder vivenciar a prática de tudo aquilo que eu estudei como teoria, prefiro que sem enterradas comigo.

Perdão pela minha aparente prepotência ou egoísmo.

Longe disso.

Eu não planto jardins para o futuro. Planto jardins para o presente, e ensino aos do presente a cuidarem , para que no futuro continuem tendo.

Faço plantas para serem aplicadas, não guardadas.

Não sou um visionário.

Penso num futuro para minhas filhas, para meus netos, para minhas afilhadas, sobrinhas... amigos.

Mas um futuro que eu ajudei a construir.

Aí sim você deixa a sua marca na história.

Vivem me dizendo que Santo de casa não faz milagre.

Depende: se for pra não pagar, faz.


Vejo que cada dia estou entrando em uma depressão profunda, e tenho vivenciado isso sozinho. É difícil saber que existem pessoas que dependem de você e que você não pode dar a elas tudo aquilo que elas merecem, porque você mesmo não tem o que merece. Ou têm!

Mas mais difícil ainda a saber que você é mais útil longe do seu meio, num lugar onde ninguém te conhece mas tudo o que você faz faz sentido.

E mais difícil ainda e ver que vem um filho da $##@ lá do quinto dos infernos, tem a competência de uma ameba (ou nem isso), mas todo mundo fica deslumbrado, como fiéis assistindo uma missa e admirando um padre (que atualmente não anda sendo lá boa coisa), simplesmente porque o cara fala bonito, se veste bem e tem um talão de notas em baixo do braço.

Tem um "amigo" meu que fala bonito pra caramba, mas de 100 palavras que ele fala 101 não existe.

Mas o povo fica : oh! oh! oh!


Esses dias eu disse a um amigo meu:


_ Jota, eu, analisando a história, tenho percebido que o mundo chega a um ápice tecnológico, no limiar da evolução, depois acaba... e começa tudo novamente.

De que adianta tanta tecnologia se vamos acabar com o mundo?

O mundo deve ter acabado e começado umas 20 vezes nesses milhões de anos, e ainda brigamos com a natureza.

A natureza vive sem o homem, mas o homem não vive sem a natureza. Quando descobre isso, o mundo acaba.

É foda com ph!


E, para terminar, a coisa mais estimulante do mundo é trabalhar num lugar onde você recebe a metade do que os outros ganham para fazer o mesmo serviço, não tem um quinto das vantagens e ainda chegam para você e te dizem:


_ Agora vamos nos reunir com os companheiros de trabalho. Cada um se reúna com os seus, para avaliar o seu material. Ah! E você aí, já sabe, não tem companheiro nem material, então...


De certo vá contar estrelas durante o dia, tentar pesar o ar, ver se tem café na cozinha, mas não fique aqui não senão atrapalha.

Mas começa o ano, a rotina é a mesma que a de todo mundo.

É, eu estou reclamando. Rs.


Ai ai.

Como é bom escrever.

Por falar nisso, vou acabar meu outro livro essa semana. Tem outros lugares que adoram o que eu escrevo, então, vou escrever pra esses que me cobram todos os dias que eu termine meu outro livro. Rs.

Mas já vou avisando: É O ÚLTIMO.


Obrigado por existirem!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário