segunda-feira, 26 de setembro de 2011

EDUCAÇÃO: Você finge que aprende, eu finjo que ensino, e está tudo bem.



Agora virou moda (não sei se felizmente, ou infelizmente, falar de Educação).
Hoje vemos sair dos confins do universo pessoas esclarecidas (ou ao menos acham que são), com as fórmulas secretas para que a Educação em nosso país deslanche.
Eu sei a receita de uma bolachinha de nata que é uma maravilha, rs.
Tenho visto tanta barbaridade escrita, que me sinto no direito de escrever mais algumas.
Esses dias li um texto da Lia Luft, que para mim estava transtornada. Fugiu completamente da sua linha editorial e pregou o pau na Educação. Não é de hoje que eu digo que essa nova geração de crianças está perdida.

Hoje fingimos que ensinados, eles fingem que aprendem, a Escola finge que está tudo bem, o Governo quer apenas os resultados, e vamos que vamos.

Alguns dirão que eu estou dizendo é uma heresia. Mas provavelmente ainda não lhes caiu a ficha, como diziamos antigamente.
Está um caos.
Depois vêm o Gustavo Ioschpe, comentarista de Educação da Globo (a Globo agora está com comentarista até de segurança), dizer que a evolução do indivíduo depende do meio onde ela vive. Deus seja louvado.
Não é bem assim que a banda toca.
Pessoas que vivem em meios menos favorecidos têm mais dificuldades, mas não são menos capazes que ninguém.
Pelo contrário. Vivencio, diariamente, vários casos de pessoas fantásticas, com resultados expressivos (mas que nunca são divulgados, é lógico) que nos fazem ter um orgulho enorme do nosso trabalho.
Tenho meu cunhado, Alexandre, que hoje Cursa Doutorado e que, se as condições em que vive pudéssem ser levadas em consideração, provavelmente o máximo onde chegaria seria é a um EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Tenho uma amiga no Rio Grande do Norte, Juraci, que cada dia me impressiono mais com as coisas que ela produz com tão pouco.
São criaturas fantásticas, que deram um tapa na cara do meio onde vivem e mostraram para o mundo seu verdadeiro potencial.
São pessoas assim que me mostram que a Educação tem jeito.
O problema da fome, se combate com comida, o da Educação não é com receitas, é com atitudes.
Acreditar que o problema da Educação está na gestão é louvável, mas vamos então analisar os seguintes fatores:

1 - Salas de aulas sucateadas e com 50% a mais de sua capacidade (só existe um outro lugar que as coisas funcionam mais ou menos assim, e se chama presídio);
2 - Sub-professores: gente que já devia ter saído da sala de aula há pelo menos 25 anos e que, de uma certa maneira, envergonham a categoria, mas que evidenciam a ridicularidade do sistema. Gente que fez faculdade uma vez por mês (quando chegou a fazer) e que hoje critica a EaD, que é muito mais difícil que a presencial, que tem condições de levar a mesma Educação de qualidade para todos os cantos do país;
3 - Falta de professores especialistas em suas funções. Hoje está a situação mais estranha do mundo. Enquanto alguns professores estão encostados, porque suas disciplinas foram extintas (infelizmente) outros estão se matando, tentando justificar sua carga. Existem professores de filosofia dando aula de matemática, e os administradores teimando que devemos aumentar o tempo da criança na Escola. Para que? Para elas ficarem mais tempo sem aprender nada? Porque hoje ninguém vai para a Escola para aprender!
4 - Falta de compromisso. Na Educação, igual a vários outros campos de atuação, não poderia ser diferente. Com um agravante: na Escola lidamos com seres humanos em constante desenvolvimento. Escola não é creche. Não é deposito de gente. O professor é um educador, não uma babá. Se você não tem quem cuide do seu filho, que não o tivesse, ou contrate uma babá para ele. Se foi para a Escola, é para estudar. Um dia uma mãe me chamou e disse que seu filho estava muito sem educação e que ele não queria fazer nada em casa. Perguntou o que ela deveria fazer? Quase que eu indiquei a igreja mais próxima para ela ir colocar suas orações em dia;
5 - A criança de hoje evoluiu. A Escola não. A criança de hoje tem tanta informação que às vezes não sabe o que fazer com ela. Parecem frangos de granja. Temos que preparar essas crianças para o mundo que as espera, e isso é mostrar para elas que as dificuldades existem, e elas devem saber como superá-las. A Escola também precisa evoluir, usar e abusar da tecnologia, dos meios de comunicação;
6 - Pagar para uma criança estudar é admitir a derrota antes de começar a lutar. Se estar na Escola é um direito da criança, um dever do estado e uma obrigação dos pais, estes devem ter essa obrigação cobrada, e descontada nos benefícios que o estado lhe dá (pessoas em dia com as suas obrigações devem pagar menos, não receber para isso). Ter um filho agora virou meio de vida;
7 - Quem disse que CRIANÇA NÃO DEVE TRABALHAR devia pegar prisão perpétua. A criança aprende a viver vivenciando as dificuldades que a vida lhe impõe. Exploração infantil é uma coisa que deve ser combatida, mas o trabalho justo, honesto e digno, esse sim deve ser praticado. E os bons estão pagando pelos ruins. Que seja combatida a exploração, mas que nossas crianças, desde pequenos, aprendam uma profissão, tenham contato com pessoas honestas e justas para que se tornem pessoas honestas e justas. Tiraram as crianças do trabalho e as colocaram nas ruas, aprendendo a arte da bandidagem, perto das piores pessoas, enquanto seus pais estão em seus empregos, garantindo o sustento da família.
8 - A droga na Escola e essa É UMA REALIDADE! Esta presente no cotidiano das nossas crianças. A não ser que eu esteja no meio do oceano Atlântico, sozinho, navegando sobre um Iceberg, cercado de pinguins que não entendem o meu idioma, ou não vejo nenhuma movimentação à respeito. Está cada dia pior a situação, e tende a piorar cada dia mais. Isso é reflexo da incompetência de alguns pais, da ignorância de alguns gestores e da incapacidade do governo em admitir que não sabe mais o que fazer. Então: coloca a cambada na Escola que o professor se vira. Afinal, ganhamos para isso.
9 - As crianças de hoje evoluem na parte física, mas a mental continua estacionada. Rs. Vemos crianças de 12 anos com corpões de dar inveja a muita mulher de 25, 30 anos. Os meninos de hoje, então, parecem lesmas ambulantes. Uns bambus, como cabeça de crianças recém nascidas. Com uma necessidade enorme de aparecer, mas que ainda não justificaram as suas existências. 98% das besteiras que acontecem nas Instituições de Ensino têm eles como envolvidos. Não vejo nada sendo feito à respeito, a não ser ligar para os "pais", esperando que estes tomem alguma providência. Que providência? Ajoelhar e rezar?
10 - A Escola deve ser um ambiente mais atrativo para os jovens de hoje. Com danças, arte, música, teatro, jogos, artes marciais... coisas que estimulem o desenvolvimento físico, intelectual, moral, o raciocínio lógico e a coordenação motora dessas crianças, e as façam compreender-se como parte integrande de um enorme quebra-cabeças. A Escola deve (não devia) ter, novamente, Educação Moral e Cívica, Organização Social e Política Brasileira, Educação para o Trânsito, Educação Sexual (muitas crianças aprendem sobre sexualidade somente na prática. E é a própria sociedade que paga por seus erros. Meu Deus).

Ou seja. Não precisamos de cientistas políticos que nos digam o que fazer, ou que apontem os nossos erros. Eles são evidentes. Chega de teorias conspiratórias, de tentar encontrar os culpados, porque os culpados somos todos nós: Os pais por acreditarem que apenas estar em um ambiente educacional por si só já possibilita a criança uma educação formal. Os professores, por deixar que essa situação caminhasse para esse rumo e não tomassem providências para deter esse avanço. Agora, o fogo alastrou, e somos nós mesmo que temos que detê-lo. Ao governo, PARABÉNS!!! Cambada de filhinhos de papai que provavelmente ainda não aprendeu a limpar a própria bunda, mas que teimam em tentar ensinar aos padres como reger a sua missa. Todos sabemos o que têmos que fazer, mas precisamos de ferramentas para isso. Não há como arar a terra dura sem ferramentas propícias para isso. Com a unha não dá. Inclusive porque os professores já roeram todas.
Não estou falando de dinheiro. Dinheiro é o pagamento pelo trabalho justo e honesto, que vem sempre acompanhado de satisfação pessoal. Acredito que 98% dos professores trabalham (e se matam) porque gostam e acreditam no que fazem. O professor, aquele de formação específica, que vivencia, planeja e deseja uma Educação de qualidade, esse, se trabalhasse por dinheiro, já estaria morto.
Então, não me venham dar lições de moral, mostrando índices que só servem pra engordar posicionamentos políticos. Me mostrem o que eu devo fazer, mas fazendo. Me indiquem o que é certo, mas me mostrando. Estou me tornando um São Thomé da Educação, porque já estou cansado de ser apontado como "criminoso" sendo que os criminosos estão sentados ou no Congresso ou no Planalto, ou em casa assitindo televisão e fazendo mais filhos, enquanto seus filhos estão na Escola quebrando tudo.
Ninguém mais quer ser professor, porque hoje é vergonhoso ser professor.
Sei que essa minha luta não é só minha, e sei que não estou lutando sozinho.
Luft, parabéns, Ioschpe, menos filhote. antes de você nascer a Terra já girava em torno do próprio eixo e em torno do sol. Não acredite em tudo que você diz. Falar até periquito fala.
É possível existir um mundo melhor. Basta acreditarmos e lutarmos para que aconteça.
Muitos ainda virão acreditando que eu deva desistir. Mas minha batalha eu já venci, porque eu nunca desisti nem desistirei de tentar. E respeito e agradeço àqueles que estão de pé junto comigo.
Quando eu ensino alguém, ensino para ela, também, que ela é capaz de tudo aquilo que ela acredita que pode fazer. Então, o segredo está no acreditar. No não desistir sem tentar. No admitir a derrota como um aprendizado que nos valorize em nossas vitórias. No aceitar a condição social como um fato, não como um fardo. Pois muito será cobrado de quem muito foi dado.
Aos que venceram essa batalha que julgaram injusta na vida, vivendo em condições sub-humanas e ainda assim mostraram ser pessoas de valor, que mostrem ao mundo o valor que tem, e as pessoas que se tornaram hoje.
As que admitiram a condição social como forma de justificar o seu fracasso, é uma pena. Uma pena o mundo não ter conhecido o seu verdadeiro potencial, mas ainda dá tempo.
E as que estão começando agora, e que ainda não deram nem o primeiro passo, entendam que a vida é muito difícil, mas que vale a pena viver. E que os honestos sofrem mais, mas dormem bem mais tranquilos.
Não esperem que eu admita que perdi, porque eu não nasci para perder, e também não nasci para criar perdedores. Eu acredito no que eu ensino. E acredito ainda mais em quem estou ensinando. São todos meus filhos. E nunca vou admitir que eles se julguem perdedores.
Uma Educação de qualidade só vai existir quando derem qualidade para a Educação. Quando o professor o professor parar de ser cobrado pelos erros dos outros e valorizado por suas virtudes.
Quando começarem a colocar essas crianças para trabalhar dignamente, vivendo e valorizando o que fazem, encontrando na vida as respostas daquilo que aprendem na Escola, aí sim, eu terei ainda mais orgulho de mim.
Obrigado por existir!!!

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