quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Educação e Disciplina


Disciplina é como plantar uma semente, independente do solo. Se você cuidar, cultivar, proteger... Com certeza ela vai vingar. 
Disciplina é o concenso entre a teoria e a prática. 
Disciplina é cobrança e exemplo.
Já a Educação, essa sim depende de um solo fértil. Plantar a semente por plantar e mersmo assim acreditar que esta irá germinar e dar bons frutos, isso já é um sonho. Pode até dar certo, mas dificilmente isso vai acontecer.
A Educação como Instituição têm passado por isso. Recebem crianças completamente desprovidas de qualquer sentimento, oriundas de tudo, menos de uma família.
Então os educadores são obrigados a tentar reunir as condições necessárias para que essas crianças se tornem alguém na vida. Talvez alguém que nem ela mesmo acredite que possa se tornar, mas que o educador teimará em fazê-la acreditar.
Os educadores estão se tornando pessoas teimosas.

Educação precisa de exemplos, e esses exemplos estão cada dia mais escassos.

É uma pedagogia complicada, uma teoria muito diferente da prática.
Hoje os educadores vivem de relembrar o passado, tentando mostrar para os jovens como as coisas eram e funcionavam, e como hoje eles têm mais liberdade, mais informação, mais possibilidades,  mas não sabem para que isso serve.

Estamos plantando sementes no deserto?

Estamos ensinando para a vida, justamente para crianças que ao menos imaginam o que é viver?
Logo, têmos, então, que ensinar a viver?

Alguns chamam isso de professor/educador moderno. 
Eu chamo isso de bem-aventurados do prazer de educar, de multiplicar, de produzir o discernimento, o senso crítico, a lógica e a razão, não só de ampliar horizontes, mas de produzir possibilidades palpáveis.
Pastores da boa causa, formadores de opinião, pacificadores da agressão moderna, mágicos, atores, palhaços... 
Pessoas que têm que separar seus problemas de seu ambiente e objeto de trabalho, como todos, mas são cobrados como poucos. Mais pelo fracasso, lógico.



Independente disso tudo, o deserto só é deserto enquanto deserto. 
Vamos então tornar o deserto um solo fertil, já que não dá pra trocar a semente.
Esta, então, produzirá sementes boas, que darão bons frutos e valorizarão cada dia mais o solo que os produziu.

Logo, como não temos ou como é praticamente impossível melhorar a qualidade do fruto, vamso cuidar da qualidade da árvore.

O agricultor não prepara a terra para plantar a semente?
Mais uma atribuição do professor: OPORTUNIZADOR!!!


2 comentários:

  1. Perfeito! Mais que perfeito apontamento! (aplausos) Bom, começarei meu comentário, mais uma vez parabenizando- o pela imensa inteligencia e vontade de educar! Concordo plenamente contigo, infelizmente hoje em dia isso está difícil, é preciso avisar os alunos/ estudantes que o tempo é curto, e à cada dia que passam deixando as oportunidades escorrerem por entre seus dedos, é uma estrela que morre no céu do seu pensamento, é menos um aprendizado, menos um argumento. Vejo, aqui mesmo ao meu lado, dentro da minha própria sala no meu curso de Psicologia, muitas pessoas estão aqui por estar, para cumprir o desejo dos pais de os ver com um diploma nas mão, isso é ridículo, pois temos que fazer por amor, para aprendermos à solucionar, cuidaremos de pessoas, pessoas com seus problemas, traumas e dúvidas internas, não podemos vacilar! Esse é o meu medo, de me deparar lá na frente com pessoas que não deram valor ao ensino, e quererem tratar pacientes de forma irresponsável e fazer com que sofram!

    Tenha uma ótima quinta!

    Abraço. =)

    Cáhh Chaves.

    ResponderExcluir
  2. Olá Cámila...
    Seu comentário é extremamente pertinente e fundamentado.
    E vemos isso com frequência não é mesmo.
    E é contra isso que lutamos.
    Tentando todos os dias criar uma realidade diferente, mostrando a esses jovens que algumas oportunidades não voltam mais. Ques estes aprendam a dar mais valor em si e ao próximo, e que entendam que o nosso mundo é reflexo daquilo que somos.

    Um abraço forte,

    André

    ResponderExcluir