quarta-feira, 10 de abril de 2013

ALGUMAS DICAS PARA SE DAR BEM EM CONCURSOS PÚBLICOS



 
1 – Se você estudou bastante, ótimo, se não estudou, agora não adianta apavorar. O segredo é separar gradativamente um espaço no seu dia para o seu estudo. Por exemplo: essa semana eu estudo 20 min por dia. Semana que vem 30. Na outra semana 40, até chegar a 1 hora por dia. O ideal é separar 2 horas por dia para ter um bom preparo. Fazendo isso, cria-se prática de estudo e não fica maçante. Outra coisa interessante é acordar bem cedo e assistir o Telecurso 2000. Muita coisa interessante de Matemática e Língua Portuguesa aparece por lá. Você vai se surpreender. Cai muita regra de três, porcentagem, interpretação de gráficos, acentuação...

2 – Quanto à atualidade, não há segredo: atualidade é o que é atual e ponto. Assista aos noticiários locais e aos telejornais nacionais, leia jornal pelo menos uma vez por semana.

3 – O concurso não é uma corrida, onde quem termina primeiro ganha. Vence quem tiver melhores notas. Então, um dia antes durma bem cedo, alimente-se bem, acorde descansado e preparado para o que vier. Reveja a documentação e separe tudo direitinho para não esquecer. Chegue pelo menos 30 min antes. O ideal e o que normalmente aparece no edital é 1 hora, para das tempo de localizar a sala, posicionar-se e, caso haja algum imprevisto, ainda dá tempo.

4- Cara feia só vale alguma coisa na horta. Não se espante com os brutamontes que ver na sala. Nem sempre tamanho representa cultura. Se fossem melhores que você não estariam concorrendo com você. Então, sorria bastante e demonstre superioridade e calma. Isso sim faz a diferença, porque pode deixar as outras pessoas impacientes e nervosas, e isso conta a seu favor porque elas acabam se distraindo. Eu tenho o costume de dormir na prova.

5 – Assim que receber a prova preste bastante atenção nas explicações do examinador e leia atentamente as questões. Leve um lápis e rabisque a prova o máximo que puder. Ela é sua! Circule os NÃOS, os SIMS, os QUE NÃO, QUE PODEM, QUE FAZEM, QUE SÃO... Isso faz uma enorme diferença. Na maior parte dos casos nos perdemos justamente porque não vimos a palavra correta.

6 – Faça primeiro as questões que você sabe. Não perca tempo com aquelas mais difíceis, inicialmente. Se você não sabe nada, está no lugar errado meu amigo. Após fazer as questões que tinha mais facilidade, atente-se, sem pressa, as outras questões. O ideal é usar um segredinho. Pode ser que você não saiba a resposta certa, mas sabe a que não é certa. Então pense: cada resposta corresponde a 25% da questão, se esta tiver 4 respostas. Logo, eliminando aquelas que você sabe que está errada você diminui os itens e favorece, se precisar, seu chute. Se você tem duas respostas, tem 50% de chances de acertar. Rs. Diga: que Deus me ajude e mande bala. Se Ele quiser é a certa. Isso deu muito certo comigo.

7 – Depois de fazer aquelas que você conseguiu, não se distraia com as outras. Leia novamente a prova. 20% da respostas das questões estão na própria prova. Quem faz não quer perder tempo e normalmente usa o mesmo conteúdo para questões diferente. Isso não é uma regra, é um fato.

8 – Bom, agora chegamos a uma etapa da prova que você não precisa estar apavorado, mas deve estar atento. Releia as questões mais uma vez, circule suas respostas de forma a ver bem nitidamente. Comigo da certo ficar rabiscando o verso da prova ou num cantinho dela (hiperatividade é foda). Vai que dá certo pra você também, rs. Já é hora de você começar a dar atenção ao gabarito. Olhe atentamente para ele e não se descuide. 30% das pessoas erram ao transferir as respostas ao gabarito).

9 – Pronto, se não teve jeito meu amigo, o resto é no chute mesmo. Mas não tenha pressa para fazer isso. Até chute é uma arte, rs.

10 – Bom, agora transfira vagarosamente as questões para o gabarito, circulando a lápis primeiro. Depois de tudo conferidinho, mande bala. Você não precisa ser o primeiro a entregar a prova, mas também não precisa ser o último. Lembre-se que, por regra, os três últimos que ficarem na sala têm que assinar e acompanhar a lacração do envelope das provas. Se você está desconfiando de alguma coisa, espere para ser um desses três. Senão, vai cuidar da sua vida e esperar o resultado sair. Uma velinha pro santo não mata ninguém. Mas só se você se esforçou e fez a sua parte direitinho. Esse tipo de milagre santo não faz.

 

Pronto amigão. Espero que tudo de certo e que possamos ser companheiros de trabalho. Será uma honra.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário