segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Sucesso e Competência


Hoje, em conversa franca com meus aluninhos do segundo aninho, em que alguns reclamavam do quanto é chato estudar e que é um saco vir pra escola. Encarnei o professor paralelepípedo (aquele que sempre tem um cantinho sobrando pra cada aluno) e, pra minha surpresa, a maior parte deles se corrigiu em seguida, dizendo saber da importância da escola nas suas vidas. Fiz um desenho imaginário na lousa, e perguntei pra eles assim:
_ DOUTORZINHOS, AQUI ESTÃO VOCÊS, SUBAM UM POUQUINHO, AQUI ESTÁ SEU SONHO. O QUE TEM ENTRE VOCÊS E O SEU SONHO?
A maior parte deles gritou: A ESCOLA!
Então, mesmo surpreso eu respondi:
_ Sabendo disso, há como você ser alguém na vida sem passar pela transformação da escola?

Não gostar da escola, não gostar de estudar, só é um fato se não conseguirmos demonstrar e fazer essa criança entender a importância que a escola tem em suas vidas e a importância que elas têm para a escola.
Disse-lhes ainda que essa fase da vida deles era a melhor que existe, mas que passa tão rápido que em muitos casos nem lembrança teremos. Não é isso que eu desejo a eles.
Disse-lhes também que quando olho pra eles vejo médicos, dentistas, juízes, promotores, professores, advogados, PREFEITOS, governadores, senadores...
E não é média: não espero deles menos que isso.
Mas disse que isso depende apenas deles. Logo, é enxergar seus objetivos e partir pra cima deles sem medo, sempre com o apoio marcante da escola e de toda a comunidade escolar como um todo.
Têm horas que dá um orgulho enorme de ser professor. No meu caso, essas horas só se multiplicam.
Ao final, o mais gratificante é saber que não errei com nenhum deles.
Mágico isso!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário