sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Pedagogia do medo




As crianças de hoje não são como as crianças de 20 anos atrás. Quantas vezes você ouviu isso?
Provavelmente seus pais também ouviram, seus avós, bisavós, tataravôs...
Não há como negar que a época em que vivemos influencia drasticamente nos costumes, ou vice-versa.
O que há de diferente em todo esse processo não é o costume, ao qual nos reportamos sempre. É o respeito!
Vivemos, hoje, em um mundo em que as pessoas não se respeitam, não se toleram, não se suportam, não compartilham.
Estamos transformando as nossas crianças em monstros, achando dar a elas tudo aquilo que nunca tivemos vai transformá-las em pessoas melhores no futuro. Triste engano!
Viver e superar as dificuldades da vida, é o melhor anticorpo que a criança precisa para aprender a se defender em todas as situações da vida.
Não tínhamos medo de nossos pais, tínhamos respeito.
Tínhamos orgulho dos nossos pais porque, por mais sofridos que fossem, de juízes a trabalhadores rurais, nos ensinavam a prezarmos sempre pela honestidade, pelo respeito aos mais velhos, a nos comportar educadamente...
O que fazemos hoje?
Ensinamos as crianças a ter medo da gente. Não servimos de exemplo e colocamos a culpa no tempo. Ora! Antigamente as pessoas faziam as coisas a cavalo e tinham tempo.
Não é o tempo o carrasco de nossas vidas. O tempo é o carrasco de nossas ações.
Se você quer que seu filho te respeite, de o exemplo do que é respeitar alguém, começando por ele.
Se você terceiriza a educação do seu filho, não tem do que se queixar, porque delegar a vida de alguém a outro alguém é uma prova de incapacidade.
Se tem apenas 20 minutos do dia para ficar com seus filhos, faça valer a pena.
As crianças de hoje apanham menos que as crianças de antigamente. Mas é porque as crianças de antigamente não apanhavam, recebiam um corretivo e, mesmo sem merecer, aprendia. As crianças hoje são espancadas. Os pais guardam tanto e tanto que quando pegam a criança quase matam.
Meu amigo, as crianças de hoje não são idiotas.
É por essa razão que grande parte das crianças estão partindo pro mundo das drogas, porque se o futuro delas é ser como os pais, melhor não ter futuro.
Não, não é isso que eu ensino.
As nossas crianças precisam entender o que está por traz dessas facilidades que a vida lhe impõe, aprender a valorizar aquilo que é conquistado com o suor do seu trabalho.
As crianças, acima de tudo, precisam e devem ser crianças.
Não ensine seus filhos a terem medo de você. Mas também não aplique nessas “novas” crianças a educação que recebeu do seus pais. Os tempos são outros, as crianças são outras e até você mudou.
Fazer tudo o que o seu filho quer, dar tudo que ele deseja e privar-lhe dos “nãos” não vai fazer com que este te transforme em um super-herói. Vai, e muito, contribuir para que este seja um perfeito idiota.
Se quer ensinar, aprenda!
Se quer educar, dê o exemplo!
Se seu filho veio por você, é porque ambos precisam um do outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário