segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Honra



Essa semana, estudando um pouco da cultura japonesa e conversando com um amigo meu, ouvi que o japonês, quando perde em uma luta para um oponente mais forte e preparado, agradece pela oportunidade de aprender, e quando perde pra alguém que estava em condições mais desfavoráveis, intensifica os treinamentos, mas não desmerece o adversário. Valoriza os erros e aprende com eles.
No Brasil, desde pequenos valorizamos a cultura do "rouba mas faz", do "jeitinho brasileiro", da desonestidade permitida...
Se um jogador vence, não fez mais que a obrigação. Se perde, é um fracassado. Nunca dão valor às derrotas, apenas às vitórias.
Do lugar onde se cola na Escola porque se vê vantagens nisso.
Onde grande parte dos Servidores Públicos precisaram de uma "forcinha" pra passar.
Onde se para em vaga de deficiente.
Onde se recebe troco a mais ou te cobram a menos, fica-se calado por entender que esse lugar "já roubou demais da gente"...
Lugar onde já não ficam felizes com o sucesso das pessoas, mas quando a pessoa fracassa dizem em alto e bom som: "bem feito"
Num país onde trabalhamos 4 meses no ano só pra pagar impostos e ainda tem gente que diz que devíamos ficar felizes porque temos carro. Eu tenho carro porque eu trabalhei e comprei!
Eu não consigo me enxergar nesse meio!
Cada dia que passa eu entendo e dou mais valor às "sementes" que planto.
Nossos bons exemplos estão cansados.
Num mundo onde se valoriza mais o tratamento que a cura.
Está difícil de acreditar, mas mais difícil ainda de desistir!!!
Por essa razão, agradeço e agradecerei sempre a essas pessoas maravilhosas que fazem parte da minha vida e a esses meus alunos que sempre me enchem de orgulho e fazem com que o trabalho da gente valha à pena!
Nesse mundo em que se você não tem "lado" na política te arrumam um, não se esqueça nunca: em todas as situações, seja honesto!!! Inicialmente com você, depois com o mundo.
O mundo precisa de bons exemplos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário