terça-feira, 6 de outubro de 2015

Educação?

O que estamos colhendo hoje é fruto do descaso, da ignorância, da incompetência, da irresponsabilidade com que têm tratado a Educação nesses últimos 30 anos. A Educação virou cabide de empregos, comércio, rinha. A classe mais desunida que existe.
Uma criança é uma semente que, se bem plantada, regada, cultivada e potencializada, certamente renderá bons frutos.
Não compramos medicamentos na farmácia que transformem nenhuma pessoa em Engenheiro, Médico, Dentista, Advogado, Psicólogo, Enfermeiro, Juiz, Promotor, Político honesto de um dia pro outro...
Isso tudo é fruto de muito trabalho desses mágicos que são os professores.
Enganam-se quem acha que o professor se preocupa apenas com dinheiro. Os bons professores se preocupam com seus alunos, com o sucesso deles. O resto é consequência de um trabalho bem feito que nunca é valorizado da maneira que deveria.
E ver a Educação sucateada como está hoje no Brasil dá uma sensação de fracasso justamente nesses herois que batalham tanto para que nossos filhos tenham futuro e sejam pessoas honradas, dignas e honestas.
Infelizmente eu entendi que a Educação não é lugar pra uma pessoa como eu. Sonho muito mas durmo pouco.
Então, meus herois, parabéns por lutarem mesmo sabendo que a batalha já está perdida. Mas não desanimem. A tudo cabe um recomeço!
O dia que forem ouvidos, que os professores voltarem a ser valorizados, que a sociedade passar novamente a reconhecê-los com a devida importância que têm, haverá esperança.
Hoje Paulo Freire deve estar se revirando no túmulo porque viraram as costas para a Educação que ele tanto sonhou.
Não precisamos de poucos exemplos. Precisamos promover muita mudança, mas nada parecida com o que pretendem fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário