segunda-feira, 9 de março de 2009

Algumas Considerações Sobre Educação - Parte II

Honestamente, cada dia que passa acredito que não sou desse mundo.
Ou minhas idéias são muito ruins e ninguém perde tempo com elas, ou são tão boas que as pessoas ainda não estão preparadas para compreendê-las. Apesar acreditar eu ser a primeira opinião, ainda sim vou dizer algumas coisas relacionadas à Educação que eu acredito.
Tive a possibilidade de escrever algumas delas em meu livro, mas em ficção, agora vou falar um pouco delas, senão eu vou explodir, porque ninguém me escuta.
Eu tenho a visão de uma escola ideal na minha cabeça, mas cada dia que passa essa escola ideal fica mais distante. É muita gente "interessada" para que isso possa dar certo.
Se prestarmos muita atenção nas crianças, vamos perceber que elas adoram ir para a Escola... só não gostam de estudar. É na Escola que essa se sociabiliza, aprende a conviver com as diferenças que o mundo a impõe, é lá que aprende seu primeiros amores e suas primeiras desilusões. eu não disse vitórias e conquistas, porque essa é a parte que a faz odiar a Escola: Ela não ensina as crianças a serem vencedoras, Ela não tenta demonstrar às crianças o quanto elas são importantes, mas mostra, todos os dias, que elas são apenas "clientes complicados". Não é por aí. A criança deve gostar da Escola porque essa tem que ensiná-la a viver, a gostar de si mesma, a desenvolver suas capacidades. É por isso que a droga chega tão facilmente às nossas crianças hoje: porque ela as faz, mesmo que temporariamente, acreditar serem aquilo que elas gostariam de ser, mas não são.
A Escola dos meus sonhos manteria as crianças o máximo de tempo possível em suas dependências. A Criança teria, Artes, Dança, Artes Marciais, Música, desenvolveriam atividades profissionalizantes, aprenderiam por si mesmas a enorme utilidade que têm. Mas isso a quem interessa?
Pesquisa recentemente lançada mostra que são construídos mais presídios que Escolas no Brasil, e que um preso custa aos cofres públicos certa de 120% mais que um aluno na Rede Pública de Ensino. É necessário dizer mais alguma coisa?
Se a criança for educada corretamente ela não vira bandida. Educar a criança evita que ela tenha contato com a marginalidade, não facilita a corrupção. O que o governo faz, então, é financiar a criminalidade, colecionar ignorantes.
tornar a escola um ambiente mais agradável é aumentar a possibilidade que ela tem de descobrir seu "alguém interior", dando-lhes a chance de lutar com igualdade por uma vida melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário