quarta-feira, 11 de março de 2009

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO - I parte

Estamos em meio a uma revolução digital. Não há como negar, hoje, que a informática está encravada em nossas vidas, e que praticamente não fazemos mais nada sem um computador. Isso é um fato!
Mas será que a utilizamos da maneira correta?
Se a informática se tornou tão importante assim em nossas vidas, porque sua utilização é tão equivocada quanto se trata de educação?
O que vemos nas escolas é um desperdício de equipamentos, professores despreparados e alunos desmotivados em relaçào à sua utilização. colocar um aluno em um computador não é só deixá-lo lá fazendo o que quer, porque se isso for feito, pode-se dar adeus a Língua Portuguesa. Deve-se ter aplicações pedagógicas.
Já escrevi sobre isso algumas vezes em meus artigos, e vale a pena ressaltar: as escolas pecam por não ter profissionais capacitados em suas dependências, para que esses equipamentos possam ser melhor aproveitados. Os professores já têm preocupações demais com suas aulas, não há necessidade de sobrecarregá-los mais ainda forçando-os a utilizar uma coisa que a maioria deles não sabe utilizar. Dar cursos não é capacitar! Capacitar é fazer aprender!
Estão gastando dinheiro com equipamentos que nunca vão usar justamente porque não têm quem sabe mexer.
Agora, o Estado está recrutando alunos para auxiliar os outros alunos na utilização desses equipamentos. Porque não montam uma Lanhouse nas escolas então? Surtiria mais efeito.
Todos esses profissionais especialistas em Informática estão perdendo seu tempo em se qualificar?
Hoje existem profissionais de Informática nas carreiras da política, polícia, exército, cultura, artes, esportes... e na Educação? Há, qualquer aluno do ensino médio é capaz de resolver.
E ainda têm coragem de falar em Informática na Educação?
Tenho o prazer de trabalhar em uma escola (que convido vocês a conhecer), que tem uma lousa digital por sala. Parece pouco, mas são 17 no total. Mesas pedagógicas, um computador dentro de cada sala de aula, e condições para que os professores possam utilizá-los. E ainda é pouco. Mesmo assim, ainda encontramos aqui alguns barrigas-verde que não sabem nem onde é o botão para ligar o computador, quem dirá usá-los então. Isso porque esses não conseguem desenvolver aplicações pedagógicas com esses equipamentos, justamente porque não sabem como utilizá-los. Presentear uma pessoa com um carro não quer dizer que ela saberá como dirigí-lo, se não aprender da maneira correta. Colocar um computador na escola sem que nesta tenha alguém capaz de operá-lo é o mesmo que jogar dinheiro fora.
O ideal era a formaçào de laboratórios de informática bem equipados, com profissionais responsáveis pela sua manutenção (pessoal da técnica, acho que vocês devem servir), professores de Informática qualificados para conseguir esclarecer as dúvidas dos alunos e os demais das Escolas (opa, acabei de achar uma serventia para o pessoal da Ciência da Computação, Engenharia da computação, Tecnologia Em processamento de Dados, Sistemas de Informação, Redes, Análise de Sistemas... e tantos outros que poderiam qualificar o ensino de Informática nas escolas). Só não entendo porque isso não acontece. Há, deve ser porque o filho de algum presidente é da área da telefonia, se fosse da informática, com certeza as Escolas teriam pessoas capacitadas. Brincadeira, ele não tem nada a ver com isso.
A internet é uma realidade. Ninguém mais vive sem ela. Tenho alunos que chegam em casa e a primeira coisa que fazem é ligar seu computador. Tenho certeza que não vão fazer nada que aprenderam na escola.
Estamos desperdiçando a capacidade dessas crianças justamente por desperdiçar a capacidade de vários profissionais que têm muito a contribuir com a educação, mas nunca foram consultados da maneira correta.

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