segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Estamos formando idiotas? Ou os idiotas somos nós?

Aqui estou eu mais uma vez, enveredando em um assunto que eu sempre me atrevo a comentar: EDUCAÇÃO.


Pelas coisas que escrevo, já dá para perceber que eu tenho algumas convicções à esse respeito.


Mas cada dia que passa, é uma surpresa diferente.


Honestamente, eu começo a achar que a Escola pública deve passar por uma intervenção federal. Está tudo mais maluco do que podemos imaginar.


Os professores estão cada vez mais estressados e deprimidos, e os alunos, esses, sinceramente, eu não estou mais conseguindo entender o que passa por suas cabecinhas. É cada história que deixar a gente de cabelo em pé.


Converse com um professor do Estado para ver só.


Esses dias escutei uma pessoa dizendo que a única profissão que ela nunca teria coragem de trabalhar era a de PROFESSOR. Imagina só em que ponto chegamos.


Ontem escutei um outro professor dizendo que certo dia foi substituir uma professora que, inclusive já tinha até deixado a prova pronta, e nesta prova, ao lado das perguntas, tinha dois números. Tipo assim, L5, P26. Ele não entendia o que eram aqueles números, até que um aluno, percebendo sua surpresa, resolveu ajudar a solucionar o mistério.


Disse:


_ Professor, o L é a quantidade de linhas que temos que pular. O P é a página do livro que encontramos a resposta.


Será que eu estou ficando louco?


O professor já está chegando ao ponto de dar a pergunta e a resposta, para facilitar a dos seus "aluninhos".


Isso é preparar para a vida?


Questionada, a professora que deu a prova disse que se não fizer assim, ninguém dá conta de fazer a prova.


Meu Deus. Esse é o tipo de gente que está na Educação hoje.


E ainda completou, dizendo que os alunos só aprendem o dia que querem.


Depois eu digo que a Escola de hoje está completamente fora de base e ainda tem gente que me critica.


O problema é que isso não é um fato isolado. Têm acontecido com uma frequência tamanha que chega a assustar.


Vou lançar um desafio: vá em qualquer Escola do Estado hoje, e veja se está com seu corpo docente completo. Se não tem pelo menos uns 2 professores faltando nesse dia. Você deve pensar assim: mas isso não tem nada a ver. O professor tem o direito de faltar. Também acho. Mas tem dia que a Escola não tem professor para lecionar. Estagiário está dando mais aula que professor efetivo.


Tem Escola que tem de 3 a 4 professores em uma cadeira só. É uma licença atrás da outra.


Concordo que se a pessoa está com problemas pessoais, alguma doença, tudo bem. Mas o que vem acontecendo é uma falta de compromisso com a Escola, com o aluno, com a Educação de uma forma geral.


Se estou descontente com meu salário, reclamar é um direito meu, mas eu não posso deixar de fazer o meu serviço bem feito por causa disso. Nesse caso, eu não sou um funcionário, sou um mercenário.


Daqui a pouco isso tudo vai chegar a um ponto que nem intervenção vai resolver.


Se ninguém tomar uma atitude logo, daqui a uns dias vai valer mais a pena educar nossos filhos em casa mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário