quinta-feira, 7 de abril de 2011

O que o professor FALA, e o que o aluno ENTENDE




Faz algum tempo que tenho falado aqui sobre o enorme abismo entre a evolução do aluno e a do professor. O aluno de hoje, apesar de mais desinteressado, como é cercado de tecnologia passou a compreender as coisas de maneira diferente.

Não que passassem a ter mais facilidade para aprender, longe disso, e é justamente esse fator que faz com que o aprendizado hoje seja tão complicado, e que a Escola esteja são desinteressante.

O principio da comunicação é ter um órgão transmissor e um receptor da informação. Não é o que sempre acontece.

Muitos não compreendem que o que o professor FALA (o que ele quer dizer) nem sempre é o que o aluno ENTENDE (o que o professor quis informar).




Agora ainda deram para colocar a culpa na Informática.


Desculpe: é a minha formação de origem, e não posso deixar passar barato.


Mas ainda têm professor que não sabe onde se encontra o ENTER no teclado. Isso é inadmissível nos dias atuais.


Atualizar não é fazer aquele monte de curso que dá certificado, que serve para a progressão funcional, mas que mantém o professor na mais completa ignorância.


Atualizar é analisar o mundo que o cerca e recolher condições de se aperfeiçoar para conviver bem, comunicar-se, entender e fazer-se entender de maneira clara, direta e objetiva.


E não adianta cobrar dos pais. Dizer que esses são os culpados pelas crianças que estão no mundo hoje. Pode até ser, mas de que adianta. perderam a oportunidade de aprender enquanto estavam na escola. Agora, é complicado. Temos que educar os filhos, e torcer para que os pais aprendam um pouco com eles.


A Escola, hoje, é um dos únicos lugares parecido com um lar que as crianças podem ter. Um dos únicos lugares onde elas encontram alguém que elas admiram, e que se preocupam com elas. Não pense que elas não sabem disso. E a gente só cobra de quem a gente confia.


Sei que alguns alunos são revoltados, arredios, e que com esses nossa dificuldade é ainda maior: AINDA BEM. Se estes não existissem, não necessitaríamos de professores.


As educações já se embolaram, e muita gente já não sabe mais separar a educação que se deve ter em casa, e que a criança deve chegar na escola, da educação que ele DEVE receber na escola.


Nos entregam a pior matéria prima, e querem receber as melhores obras.


Algumas crianças não têm respeito porque NUNCA tiveram contato com ele.
Mas uma coisa ainda não mudou: os bons professores, eternos em sua magia e na capacidade de cativar, continuam os mesmos. Entendem e fazem entender, motivam, encorajam, conquistam... e se decepcionam. Levam umas lambadas sem merecer. Mas só cobramos de quem sabemos que tem competência.

Mas o foco principal está em um pagamento que não é desse mundo, e que nenhum bônus é capaz de compensar.

Somos seres formados por milhares de outros, mas o professor é sempre ALGO MAIS, nessa nossa nossa formação.

e orgulho muito disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário