segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Apenas mais um conto de Natal



O título certo era
APENAS MAIS UM CONTO TRISTE DE NATAL. Mas se eu incluo o triste, muitas pessoas nem começariam a ler. Temos costume de afastar da gente tudo aquilo que nos deprime. É a coisa mais natural do mundo. Só que, com esses sentimentos, colocamos todas as coisas e pessoas dentro de um mesmo balaio, e deixamos de nos aproximar de situações que nos fariam crescer muito como seres humanos. Afinal, o homem é o único animal capaz de aprender com os erros dos outros. Hoje, assistindo TV (o maior desagregador da Idade Moderna), vi uns policiais, em um gesto de humanidade sem igual, arrecadando cestas básicas para os pobres. Aí já está o primeiro erro: queremos que todas as pessoas sejam iguais, mas na própria formação da frase já tentamos nos tornar diferentes das outras pessoas. NÃO EXISTEM PESSOAS POBRES. Existem pessoas carentes e, por algumas situações às quais infelizmente tiverem que ser impostas, tornaram-se também necessitadas. A pobreza é uma condição da alma humana! Então, chamar alguém de pobre é também preenchê-lo com o seu aparentemente despercebido desprezo. E é isso que fazemos com essas pessoas: as ignoramos. Eu acho o Natal uma data triste, muito triste. Tenho passados por várias situações na minha vida que tem me feito crescer muito como pessoa, como educador, como um ser em constante desenvolvimento. Então, me sinto confortável em dizer que, comemorar uma data triste dessas é, ao mínimo, estranho. Comemorar a data em que Jesus nasceu é, portanto, algo que salvaria a data. Mas, historicamente, e com todas as alterações que foram feitas no calendário, algo de uma ignorância tamanha. Na verdade, não sabemos bem ao certo quando Jesus nasceu, então, esse dia pode torná-lo tão igual quanto os demais. PREFIRO ACREDITAR QUE, COMO NÃO SABEMOS AO CERTO O DIA, ELE NASCE TODOS OS DIAS. Na Escola, tenho visto crianças passando por situações em suas vidas que cada dia me fazem mais e mais entender minha função como educador: A DE FAZÊ-LOS ENTENDER QUE SUA CONDIÇÃO DE VIDA NÃO DEVE LEVÁ-LOS A ENTENDER QUE SÃO FRACASSADOS, QUE DEVEM BAIXAR A GUARDA PARA A VIDA E SUBMETER-SE A UMA CONDIÇÃO DESUMANA. Mas que devem encher-se de coragem e acreditar no potencial que tem em si, como a mais bonita pedra preciosa que fica escondida e encravada em locais que escondem o seu valor. Quando ficamos livres dessa matéria podre, não levamos nada daqui, a não ser o nosso próprio valor, que construímos ao longo da nossa existência. É muito triste ver uma criança passando fome. É muito triste ver uma criança olhando para uma vitrine, ou olhando outra criança brincando e ter vontade de fazer a mesma coisa e não poder. Mas é mais triste ainda perceber que, para que alguma coisa seja feita, precisamos de campanhas de natal, sendo que essa deve ser uma campanha eterna: A CAMPANHA PARA QUE TODOS TENHAM AS MESMAS CONDIÇÕES SOCIAIS. Não campanhas momentâneas! O mal está sempre de espadas levantadas. O bem, só quando é colocado à prova. Devemos fazer o bem sempre. Então, não desejo a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo, cheio de realizações.
DESEJO QUE TODOS OS DIAS DE SUAS VIDAS SEJAM ASSIM.
E que vocês tenham sabedoria suficiente para ajudar que o das ouras pessoas também! Segue um textinho que eu gosto muito. Obrigado por deixar que eu faça parte da vida de vocês.


"Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine.

Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência: ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver amor, nada serei.

E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso se aproveitará.

O amor é paciente, é benigno, o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

O amor jamais acaba. Mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará. Porque em parte conhecemos e em parte profetizamos. Quando, porém vier o que é perfeito, o que então é em parte, será aniquilado.

Quando eu era menino, falava como um menino, sentia como menino. Quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.

Porque agora vemos como um espelho, obscuramente, e então veremos face a face; agora conheço em parte, e então conhecerei como sou conhecido.

Agora, pois, permanecem a Fé, a Esperança e o Amor. Estes três.

Porém o maior deles é o Amor".

Nenhum comentário:

Postar um comentário