terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A ORDEM NATURAL DAS COISAS



Hoje, em um daqueles dias que pareciam comuns, quando te perguntam o que você gostaria de ser, e você responde: MARTELO, PORQUE DE SER PREGO TODO DIA É FODA! (daí você tire as suas próprias conclusões). São justamente nesses que somos surpreendidos com aqueles banhos de realidade que nos recolocam nos eixos.
Eis que aparece na Escola uma figura, que aparentemente ninguém dá nada para ela, JAMAR MONTEIRO, que acaba nos fazendo descobrir ou redescobrir tudo aquilo que já sabíamos, mas não conhecíamos, sobre nós mesmos. Muito obrigado por estar conosco hoje, de coração.
Às vezes é gostoso ouvir aquilo que você já está cansado de dizer, mas de uma maneira que te faz compreender que você não está sozinho em sua causa, que o universo conspira a nosso favor e que, se existimos, tenha certeza, é por uma razão muito importante.
Tenho o costume de dizer que nós só existimos para deixar uma marca na vida das pessoas, fazer a diferença de uma maneira que nos eternizamos na vida desse outro.
Graças à Deus, sou Educador. Daqueles apaixonados mesmo, que entende que nosso sucesso só fará a diferença desde que seja em benefício de alguém, e que a maior vitória é aquela que ajudamos a conquistar.
Assim é na Escola!
Cada dia nos deparamos com situações que nos dão vontade de sair correndo e gritando e nunca mais voltar, mas fomos criados para abafar essa situação rapidamente e seguir sempre em frente.

Amo o que eu faço!

Mas também sei que é justamente por conta disso que sou ainda mais cobrado. Não só eu, como todos aqueles que têm a capacidade de deixar todos os seus problemas em casa para ir para a Escola ensinar nossos anjinhos a voar.

Afinal, ninguém vira professor, nasce!

Problemas? Afinal, o que são problemas?
Quando estamos felizes, não existem problemas, existem obstáculos, e maneiras diferentes de superá-los todos os dias.
Mas afinal, o que é Felicidade?
É ter a humildade de aceitar que não somos perfeitos, que vivemos em um mundo que sempre seremos cobrados, reconhecer que temos que mudar todos os dias e que nem sempre a nossa opinião será a mais importante, mas por isso nos matarmos por conta disso.
E essa é a grande maravilha da vida: em uma caixa existem 12, 24, 36... lápis de cores diferentes, mas nem por isso uma cor é mais importante que a outra. Tudo depende do momento em que os usaremos em nosso desenho!
Aprendemos a reclamar demais da vida, a dar mais valor no que é do outro do que naquilo que é nosso, e esquecer de olhar para os lados e ver que tem gente que não tira o sorriso dos lábios tendo muito menos que a gente.

Então, pergunto novamente:
O QUE É FELICIDADE?

É não ter vergonha de admitir que você é especial, que é muito importante na vida do outro, e que existem muitas pessoas que já são felizes simplesmente por você existir! Outras porque você, mesmo sem perceber, as ensinou a viver e correr em busca de sua felicidade.
Então, chegou a hora de você descobrir que a sua felicidade depende da felicidade do outro e, então, fale com as pessoas da maneira que você gostaria que falassem com você, porque as vezes as pessoas se aproximam de você justamente porque sabem que você pode fazer a diferença: só você ainda não descobriu!!!
Então, eu bato a mão no peito e digo sem medo:
EU SOU PROFESSOR! E sei que sou capaz de fazer a diferença na vida de alguém, porque todos os dias uma criança faz a diferença na minha.

Obrigado por existir!

Um comentário:

  1. Perfeeeito, André! Você, à cada post me faz sentir mais especial. Não tenho dado valor nessa parte em mim mesma, sempre olho para os outros, e nunca para as minhas conquistas, tenho me esquecido de mim mesma, e isso andava me fazendo um mau danado. E você como sempre aqui, me colocando lá emcima, com suas palavras confortantes, e amiga! Obrigada você, por existir em minha vida!

    Abraços! =)

    Cáhh Chaves.

    ResponderExcluir