quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Política

É natural em uma época dessas todo mundo estar envolvido direta ou indiretamente com a política. Se não estivessem, deveriam estar. Infelizmente a política faz parte das nossas vidas, e é capaz de melhorá-la ou piorá-la em um piscar de olhos.
Direto venho aqui falar de Educação. Acredito que agora eu tenho um pouquinho mais de gabarito para falar desse assunto, porque tenho respirado Edudação nesses últimos 14 anos de minha vida.
É triste o rumo que tenho visto que a Educação tem tomado. É triste a forma como vejo que ela é tratada e terrivelmente popularizada. Isso mesmo. Educação não é para ser popularizada da maneira que está sendo. Deve ser tratada como algo nobre, puro, capaz de mudar o rumo de vidas, não dessa maneira grotesca, onde políticos vêm a publico dizendo que vão colocar dois professores dentro da sala de aula e o escambau. Dois? Não andamos tendo nem um, que dirá dois.
Quem disse que é a quantidade que vai influenciar na qualidade? Se fosse assim, todo mundo sabia Português e Matemática, porque todo ano aumenta a quantidade de aulas e a qualidade dessas disciplinas despencam.
Não seria mais justo diminuir a quantidade de alunos por sala de aula, qualificar, modernizar, pagar aos professores (formadores de todas as outras profissões) um salário mais digno e dar-lhes condições de trabalhar de maneira mais humana do que essa desumanidade em que vivem?
Me responda: por que um deputado merece ganhar mais que um professor?
Ah! Porque suas ações serão responsáveis por mudar os rumos de uma nação.
As ações do professor não?
Tudo bem que ultimamente têm uns aí no meio da classe que pelo amos de Deus. Deviam ser chamados de tudo: ignorantes, mercenários, idiótas, oportunistas... menos professores. Mas tudo bem. Os bons professores estão se matando para continuar com sua heróica contribuição para uma distribuição mais justa do conhecimento.
Então, políticos ignorantes, quando forem falar de Educação, por favor, pensem duas ou mais vezes para não falarem besteira. O que a classe precisa, primeiramente, é de respeito, respeito esse que foi se perdendo ao longo do tempo por culpa dos proprios professores, que foram aceitando funções que não são suas, depois de serem valorizados como merecem, porque os professores são aqueles que não se preocupam que seus discípulos os ultrapassem em conhecimento, porque, quando isso acontece, mostrou-se vitorioso.
Somos seres formados por milhares de outros. Cada um que fez parte, direta ou indiretamente de nossas vidas, fez parte da formação do nosso caráter, da nossa personalidade.
Mas de quantos desses você se recorda?
Tenho certeza que dos seus professores, SIM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário