segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

A Escola dos meus sonhos


Eu sonho com uma Educação (já escrevi inúmeras vezes sobre isso), que oportunize a criança.
Quando eu falo, a impress
ão é que eu estou reclamando de uma ou outra Instituição.
Eu reclamo de um Sistema, de uma Educação excludente, minimizadora, inoperante. De uma Educação que não permita o crescimento individual, muito menos o coletivo, da criança.
Imagino a criança como um pássaro que chega na Escola e esta, ao invés de fortalecer as penas e as asas, as corte de vez, não fazendo a sua função primordial que é preparar essa criança para vida. Fora isso é tudo discurso.
Escolas competindo entre si, pais desesperados em busca de uma Educação melhor para seus filhos, e crianças cada dia mais individualistas, ignorantes e ridículas.
Eu sonho com a Escola que descubra o potencial da criança e invista nele. Numa Escola em que o docente tenha orgulho da sua obra, que é o aluno que ele ajuda a abrir os olhos pra o mundo, e para si mesmo.
Para uma Escola em que os professores não sejam taxados de mercenários, porque são tudo, menos isso.
Numa Escola em que o professor não seja tratado como ignorante dentro do seu próprio conhecimento, e que todas as decisões passem antes por ele e depois sejam colocadas em prática, porque ninguém melhor que o professor sabe o que deve ser feito.
Educar é um dom que não cabe a todos, mas aprender é uma dádiva que corre nas veias de todos os professores.
Eu sonho com uma Escola de verdade, com E maiúsculo que, infelizmente, só faz parte dos meus sonhos, e de todos aqueles com que eu tive a sorte de aprender, e de ensinar.
Quem viver verá, que não foi em vão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário